quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Participe do Dia do Marajó

"Dia do Marajó" debate criação e gestão de áreas de conservação ambiental
Como funciona uma área de proteção ambiental? Quais critérios levam a criação de um Parque Estadual? Como vivem as populações do entorno dessas áreas de conservação? Essas são algumas das questões que serão tratadas no primeiro “Dia do Marajó” de 2011, realizado pelo Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru e Fundo Vale, na próxima terça-feira, dia 25, às 18h30, no Sesc Boulevard.

O evento conta com a participação do Diretor de Áreas Protegidas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Crisomar Lobato, que vai apresentar o processo de criação do Parque Estadual do Charapucu, criado em novembro de 2010, no município de Afuá, localizado na microrregião dos furos do arquipélago do Marajó. O parque é parte da estratégia de implantação da Reserva da Biosfera do Marajó, sendo sua primeira zona núcleo.

Segundo Crisomar, o parque tem mais de 65 hectares e é fundamental para garantir a conservação das riquezas florestais da região e possibilitar pesquisas cientificas e ações de educação ambiental. “Foi um processo que contou com estudos técnicos do meio físico, biológico e socioeconômico cultural”, explica.

Recém criado, o parque está em fase de implementação. “É preciso construir a infraestrutura necessária pra execução de programas e projetos, além do monitoramento e controle da área”, observa. O gerente do Parque Estadual do Charapucu, o biólogo Pedro Chaves Baía Júnior, também vai participar da programação.

Encontro mensal - O “Dia do Marajó” reúne agentes ambientais, pesquisadores, estudantes, professores, representantes de instituições e cidadãos para mobilizar pessoas, discutir e encontrar novos caminhos para a sustentabilidade da região. O evento está na sua sexta edição e foi lançado em agosto de 2010 pelo Programa Viva Marajó, coordenado pelo Instituto Peabiru e o Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável.
Serviço: Dia 25 de janeiro (terça-feira), às 18h30 - “Dia do Marajó”, no Sesc Boulevard (em frente à entrada de veículos da Estação das Docas). Evento gratuito, aberto ao público. Informações: 3222 6000. 

=========
Texto: Assessoria de Comunicação do Instituto Peabiru

Um comentário:

Anônimo disse...

oi, curso GESTÃO AMBIENTAL, e achei muito interessante seu blog e, principalmente esta notícia. Conheci seu blog através do Instituto Acertar(segue o link abaixo) sobre a matéria a respeito de blogs e redes sociais.
Se quiseres visitar o meu, disponha> http://soprosdepensamentos.blogspot.com/


http://www.acertarcoop.com.br/