segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Casamento gay faz procura por lista de presente crescer 40% em lojas de SP

Enquanto muitos heterossexuais - sobretudo os homens - não querem nem ouvir falar em casamento, os gays estão aproveitando o direito recém conquistado à união. E o fazem com muita felicidade e satisfação.

A matéria abaixo, do UOL, mostra o quanto o mercado está faturando com a novidade. Até porque se dependesse da falida instituição casamento heterossexual... bom... er...
Tadinhos...


Casamento gay faz procura por lista de presente crescer 40% em lojas de SP
Larissa Coldibeli
Do UOL, em São Paulo
02/09/2013


A aprovação do casamento gay no país fez aumentar o público que busca serviços de lista de presente e organização de festas. Na loja de artigos de utilidade doméstica Arpège, por exemplo, aumentou em 40% o volume de clientes interessados em criar uma lista de presentes.

O crescimento foi registrado principalmente na loja do shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP), muito frequentado pelo público gay. Além do shopping, a rede, que existe há 20 anos,  possui lojas nos bairros de Moema, Paraíso, Perdizes e Santana, além de uma loja online. "Os gays estão se programando para oficializar sua união. Sentimos que mais casais estão nos procurando para perguntar sobre listas de casamento porque estão interessados em montar uma casa para morar junto ", diz Ester Fraga, 54, dona da Arpége.

Outro empresário que está investindo na prestação de serviços para o público gay é Rossano Gastaldo, 30, dono da That's Amore, de Porto Alegre (RS). A empresa foi criada em março e só organiza casamentos gays. Até agora, ele realizou cinco cerimônias. "Com a aprovação da união de casais homossexuais, o número de clientes deve crescer bastante", afirma. Segundo Gastaldo, os orçamentos de casamentos gays são, em média, 30% mais caros do que as cerimônias dos noivos heterossexuais. 

Para Marcelo Sinelli, consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), a aprovação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo abre oportunidades de negócio. "Existe uma demanda reprimida. Com essa novidade, muitas pessoas devem correr para realizar o sonho romântico do casamento. Isso deve gerar um 'boom' no mercado de casamentos, mas a procura deve estabilizar daqui algum tempo", declara. De acordo com Sinelli, o público gay também traz oportunidades de negócio interessantes para outros segmentos, além do casamento, como turismo e gastronomia. "Eles têm nível educacional elevado, o que lhes proporciona uma renda maior. Por não terem filhos, eles têm mais renda disponível para gastar com outras coisas."

Além de listas de casamento, a Arpège também faz lista de "open house", para equipar a casa de quem vai morar sozinho. Fraga afirma que, antes, muitos casais gays escolhiam a lista de "open house" quando iam morar juntos, provavelmente por vergonha. "Agora, esses casais não têm mais a preocupação de se esconder e a maioria das pessoas não se incomoda mais, é algo normal", diz.

Leia a matéria do UOL completa

Nenhum comentário: