terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sindicato do Jornalista do DF pede que Ministério Público apure abusos contra jornalistas

Entidade também pedirá apuração à Corregedoria da PM e quer audiência com Governador


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) protocolou na tarde desta terça-feira (10/09) um pedido no Ministério Público solicitando apuração dos abusos cometidos pela Polícia Militar contra profissionais de imprensa nos protestos de 7 de Setembro. A entidade reuniu um dossiê baseado em denúncias feitas por jornalistas, cinegrafistas e repórteres fotográficos de vários veículos (agências de notícias, portais e jornais) que foram vítimas da violência da PM. O mesmo pedido será feito à Corregedoria da Polícia Militar.

O SJPDF também já solicitou uma audiência com o governador Agnelo Queiroz e enviou um ofício para a Secretaria de Segurança Pública pedindo a relação de todos os policiais que trabalharam na operação de 7 de Setembro. Temendo pela segurança de jornalistas, três dias antes das manifestações, o SJPDF enviou uma carta aberta ao Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, na qual conclamava o GDF a atentar para o uso excessivo e indiscriminado de suas forças de segurança, evitando colocar em risco a integridade física de jornalistas e cidadãos em geral. “Pelos fatos ocorridos, o apelo do Sindicato foi completamente ignorado e isso precisa ser explicado e punido, caso haja identificação dos responsáveis. Há casos, como o da repórter Monique Renne, do Correio Braziliense, que foi alvejada diretamente com spray de pimenta nos olhos”, lamentou o presidente do SJPDF, Lincoln Macário.



A entidade também vai pedir que os abusos cometidos pela Polícia Militar sejam debatidos nas Comissões de Direitos Humanos da Câmara Legislativa e do Senado Federal. A diretoria do SJPDF vai reunir sugestões de jornalistas para propor ao GDF e às empresas de comunicação um protocolo de segurança para a atuação dos profissionais de imprensa, especialmente na cobertura de protestos. 

Um levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) aponta que durante as manifestações de 07 de Setembro houve 21 violações contra 20 profissionais de imprensa em todo o país. No Distrito Federal, o caso é ainda mais grave pelo fato de o secretário de Segurança Pública do DF e o próprio governador declararem em entrevistas à imprensa que desconsideram - mesmo com todos os registros fotográficos e em vídeo - a mera possibilidade de abusos.


Debate com a categoria



Na próxima terça-feira, 17, o SJPDF vai reunir a categoria no debate "Violência contra os jornalistas na cobertura das manifestações". O objetivo é ouvir relatos de repórteres, cinegrafistas e repórteres fotográficos que trabalharam na cobertura das manifestações de 7 de Setembro e receber sugestões para o protocolo de segurança que será proposto ao GDF e às empresas para assegurar a integridade física dos profissionais em situações de risco. O evento será no auditório da entidade, às 19h. Mais informações:www.sjpdf.org.br

Nenhum comentário: