quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Relato de quem viveu os abusos da PM em Brasília no dia 7 de Setembro

Conversei hoje pela manhã com o repórter fotográfico André Coelho, da sucursal Brasília do jornal O Globo. Ela foi uma das dezenas de vítimas da Polícia Militar do Distrito Federal, que agrediu deliberadamente manifestantes e jornalistas no último dia 7.


Era umas 14h30. Eu estava junto com os outros folegas cinegrafistas e fotógrafos, perto da Torre de TV. A gente estava fazendo as fotos da Polícia dispersando os manifestantes que tentavam chegar no estádio Mané Garrincha. Eles joganado spray de pimenta aleatoriamente em cima das pessoas que protestavam. Quando conseguiram dispersar todo mundo, se voltaram contra nós, jornalistas. Vieram pra cima
Fábio Braga, da Folha. Registro de André Coelho, de O Globo
mesmo. Foi naquele momento que o Fábio Braga, da Folha, fez aquela foto em que aparece um policial espirrando o spray em cima da Monique, do Correio. Depois eles soltaram os cachorros em cima da gente. O Ueslei Marcelino, da Reuters, caiu e machucou a perna. O Fábio e eu continuamos correndo, mas não deixamos de fotografar. Aí, um cahorro pegou o Fábio Braga e eu consegui fazer aquela foto que flagrou a situação. Mas depois eu também caí. Só que não deixei de registrar nada. Fotografei a cara de todos os agressores, os nomes e as patentes. Enviei tudo para o Sindicato dos Jornalistas e para o Repórteres Sem Fronteiras. Mas a agressão não parou por aí. Depois disso tudo, umas 16h30, eu voltei pra fotografar a reunião que o pessoal das manifestações estava fazendo ao lado do Museu Nacional. Depois da reunião, eles seguiram de braços erguidos até o cordão de isolamento da PM e foram na paz dialogar. A PM espirrava spray de pimenta contra os caras. A polícia não queria conversa, só queria que eles saíssem de lá e dizia que ninguém passaria dali. Lá, a PM também tinha um canhão de água. Uma hora, quando eu estava de costas, levei um jato d'água e um tiro de bala borracha nas costas. Ontem, eu registrei Boletim de Ocorrência, apresentei a denúncia na Corregedoria da PM e fiz um exame de corpo de delito do IML, cujo laudo deve estar pronto em cinco dias, segundo me disseram lá.
E, olha, o que aconteceu no dia 07 de Setembro, embora tenha sido em maior proprorção, não é novidade aqui em Brasília. A Polícia daqui é violenta. Na quinta-feira, por exemplo, eu, o Alan Marques, da Folha, e o um cinegrafista da Record levamos uma rajada de spray de pimenta na cara, quando a gente estava fazendo imagens da Polícia agindo contra um manifestante desses Black Blocs ali na Esplanada dos Ministérios.”


As fotos feitas por André Coelho constam do dossiê que foi entregue pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) ontem (10) ao Ministério Público. A entidade sindical pediu que o órgão apure os abusos cometidos contra jornalistas.

Relatos como o de André serão feitos no debate "Violência contra os jornalistas na cobertura das manifestações", que o Sindicato dos Jornalistas do DF vai realizar na terça-feira, 17/09, às 19h, no auditório da entidade. O objetivo é ouvir relatos de repórteres, cinegrafistas e repórteres fotográficos que trabalharam na cobertura das manifestações de 7 de Setembro e receber sugestões para o protocolo de segurança que será proposto ao GDF e às empresas para assegurar a integridade física dos profissionais em situações de risco. Mais informações:www.sjpdf.org.br 

Nenhum comentário: