quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Que vazem os áudios

Excelente artigo de Washington Araújo, publicado no Observatório da Imprensa (reproduzido da Agência Carta Maior).


Que vazem os áudios

E ainda vão criar um sistema fantástico capaz de acessar diretamente o pensamento das chamadas figuras públicas. Seria uma espécie de áudio a ser acionado fora de hora. Não quando o personagem está em ação, dizendo aos telespectadores qual a moral da notícia, qual a real intenção desta e daquela frase deste ou daquele político. Mas, sim, quando a pessoa, essa que chora e gargalha, sente calor e frio, fome e medo, amor e ódio, troca confidências com seus pensamentos sem a ofuscante luz do refletor nem o cenário espacial do telejornal da noite.

Com tantas maravilhas tecnológicas ao nosso alcance há que se inventar o leitor de pensamento, o desmascarador de embuste, o algoz do discurso hipócrita, o aparelho que nos dispa do supérfluo e nos apresente ao ser humano que luta por sobreviver em meio a realidade artificialmente gerada. E já poderíamos fazer alguns testes, logo de antemão.

Psicologia das pesquisas
Numa emissora de tevê o âncora do telejornal declamaria algo mais ou menos assim:
"Só temos que nos orgulhar de termos um gari tão honesto e brioso de sua cidadania... pois não é comum vermos essa pessoa simples vir entregar na delegacia de polícia a bolsa recheada com 20 mil reais que acabara de encontrar em meio ao lixo do condomínio de luxo…"

Acionaríamos a engenhoca logo no primeiro intervalo dos comerciais e escutaríamos algo assim:
"Pobre diabo, criatura patética, imbecilizada ao extremo… uma vergonha ir devolver dinheiro encontrado no lixo tantas vezes por ele vasculhado. Um idiota completo."

Enquanto em outra emissora de tevê o apresentador do telejornal declamaria algo mais ou menos assim:
"O Brasil conheceu ontem a história de dona Salustiana, 47 anos, mãe de 14 filhos, destacada catadora de papel de Taboão da Serra. Pois bem, ela concluiu o curso de alfabetização ontem à noite e está feliz da vida por saber agora ler e escrever. Um exemplo de determinação e coragem."

Novo intervalo comercial, trabalho para a engenhoca que, uma vez acionada nos traria o seguinte áudio:
"Infeliz que veio ao mundo apenas para dar cria: 14 filhos! E ainda vem com sorriso banguela dizer-se feliz por saber ler e escrever. Sabe nada! No máximo consegue desenhar o nome e olhe lá! É gente assim que atravanca o Brasil!"

E já não se fazem moralistas como antigamente. Em passado recente, moralistas de plantão utilizavam a televisão e o rádio para sapecar aulas de EMC (Educação Moral e Cívica). Falavam convictamente sobre a importância de o galo cantar anunciando a alvorada mesmo que o país estivesse no breu da mais torpe ditadura, opressão e tirania. Foi o tempo do "faz escuro mas eu canto", o tempo do "quando chegar o momento esse meu sofrimento vou cobrar com juros, juro!"

Naquele tempo sabíamos os que estavam deste lado da luta e os do outro lado. Os papéis eram demarcados. Atualmente predomina a psicologia de pesquisas de opinião pública: se o povo gosta de bordões, então o saciarei logo com dois: "Precisamos passar o Brasil a limpo!"; e para otimizar o tempo televisivo faça uso de algo mais curto e contundente como "Isto é… uma vergonha!"

Primor de desprezo
Em 02/09/1994 o ministro da Fazenda Rubens Ricupero, em entrevista a Carlos Monforte no programa matinal Bom Dia Brasil, teve parte de sua alma revelada em áudio vazado. Ele dizia em intervalo comercial que "o governo faturava o que era bom e escondia o que era ruim". Ou seja, as autoridades governamentais são sempre inteligentes e a população sempre idiota. Custou-lhe o cargo, a credibilidade e o futuro político. Virou verbete em debates sobre novas tecnologias atendendo pela expressão "A parabólica de Ricupero".

Mas existem as armadilhas do tempo. O espírito da época, o zeitgeist. Somos herdeiros direitos da chamada Era dos Direitos, para usar aquela feliz expressão de Bobbio. O principal direito é o direito à humanidade. O principal instrumento para orientar a vida ordenada do planeta responde pelo pomposo título de Declaração Universal dos Direitos Humanos e tem data de fabricação – 10/12/1948 – mas não tem (ainda bem!) prazo de validade. Acontece que para fazer valer os direitos humanos precisamos abraçar de coração, com áudio ligado ou desligado, som perene ou vazando, não importa, ideias como respeito à diversidade de gênero, de raça, de cor, de credo, de classe, de nacionalidade. Passaram-se 11 anos, mas muito gente ainda lembra daquela noite em que Pedro Bial, provavelmente sem saber que o microfone estava aberto, disse durante apresentação do Balé Kirov: "Isso é coisa de veado" (Fantástico, 17/05/1998).

Deixei para o fim do texto a citação das palavras de Boris Casoy, âncora do telejornal da Band e que foi ao ar na noite do primeiro dia de 2010. O jornalista fez comentários infelizes após um vídeo com a participação de dois garis desejando votos de Feliz Ano Novo. Durante as imagens, vazou um áudio de Boris falando: "que m... dois lixeiros desejando felicidades do alto de suas vassouras" e "dois lixeiros, o mais baixo da escala do trabalho". Um primor de preconceito e desprezo contra cidadãos sem canudo, sem herança, sem traquejo para investir em bolsa de valores e sem sobrenome chamativo como Diniz, Sendas, Steinbruch, Skaf, Marinho, Saad, Civita, Agnelli ou Casoy.

Direção oposta
No segundo dia do ano, após ver desabar sua reputação de grande humanista, fiscal da moral alheia e algoz dos politicamente incorretos, principalmente se estiverem na política, Casoy pediu desculpas:
"Ontem [quinta] durante o programa eu disse uma frase infeliz que ofendeu os garis. Peço profundas desculpas aos garis e a todos os telespectadores."

Ficamos com a pulga atrás da orelha: o que teria ele dito em particular no intervalo de suas desculpas, enquanto o áudio estava fechado? Algo ficou evidenciado no pedido de desculpas: ele se refere à "frase infeliz" que "ofendeu os garis e a todos os telespectadores".

Não se tratou de uma frase infeliz – é relativizar demais, ser muito reducionista e complacente com seus erros. Ele usou conceitos elaborados dando conta da evolução na escala do trabalho e determinando desde seu lugar de fala (atenção estudiosos da linha francesa de análise de discurso) que os garis estão ali, na altura do rés do chão. Resta-nos perguntar: em que posição Casoy se encontrava antes do vazamento do aúdio? E após o vazamento, qual a sua posição na escala dos valores humanos?

Existem consequências e consequências. No caso Ricupero, custou-lhe o então muito vistoso Ministério da Fazenda. No caso Bial, restou-lhe a opção de apresentar o Big Brother Brasil. No caso Casoy... bem, aí o mistério é impenetrável. Isso me lembra aquele cartoon do Charlie Brown. Nosso personagem caminha solitário em direção oposta a uma multidão de manifestantes, cada qual portando cartaz com abaixo isto e abaixo aquilo; então a Lucy pergunta ao Charlie Brown se ele não iria carregar uma faixa com abaixo a civilização! Brown responde, filosófico: "Não precisa... ela cairá... de tão podre".



Em tempo

O vídeo do Rícupero foi visto 33.009 vezes no Youtube.
O vídeo do Bial foi visto 101.468 vezes no Youtube.
O vídeo do Casoy foi visto 362.485 no Youtube.

2 comentários:

Claudia Nascimento disse...

Um SAP da consciência, um Big-brother das reais intenções!! Realmente seria muito bom... Aí sim coinfiaríamos na imprensa e nos nossos representantes: quando os discursos não fossem recheados de retóricas!!
@crodia

Anônimo disse...

Parece que ele fez um esforço colossal para pedir desculpas, é um f.d.p mesmo. O q esperar de alguém q na juventude fez parte do C.C.C Comando de Caça aos Comunistas? Falando nisso, Waleiska dá um aolhada no cloacanews.blogspot.com, tem material mto bom lá desmascarando esses canalhas. Abração