terça-feira, 12 de janeiro de 2010

E a gente merece?

Em todas as capitais que conheço, o dia do aniversário da cidade é marcado com um feriado. Em Belém, não!
Acho que é porque a gente não merece.
Não cuidamos direito dessa joça mesmo.

Os empresários continuam nem aí para os problemas locais. Constróem escolas, restaurantes, clínicas modernas e tudo mais e quase nunca preparam num estacionamento para clientes para evitar o caos instaurado no trânsito da cidade.

Os motoristas estacionam onde querem. Pontos de ônibus costumam estar em lugares preferidos, bem como parar em fila dupla, quado se encontra aquele amigo de anos.

Quem mora próximo às áreas de várzea e canal adora atirar objetos dentro dos rios. Já vi sofá e geladeira! Não vamos deixar de citar o povo que deixa o seu saquinho de supermercado cheio de lixo no poste, no meio da rua. Que beleeeeeeeeeza!!

Donos de carros possantes poluem o som da cidade com músicas em altíssimo volume, quase sempre com gosto duvidoso e nas horas mais impróprias.

O judiciário toma quase sempre decisões com base em critérios políticos.
E teve até juíza que mandou soltar traficante de alta periculosidade depois de um grande esforço da Polícia para prender o sujeito.

E, claro, tem o poder público. A Prefeitura prefiro nem comentar. Acho que não precisa.
Quanto ao Governo, posso parecer suspeita para emitir a minha opinião, visto a função que exerço dentro dele.

Enfim, a lista é imensa!

É, hoje acordei muito p. porque realmente queria um feriado, como em todas as cidades que aniversariam. Mas pensando bem, não merecemos isso. Eu não estou falando da minhas ou das tuas atitudes isoladas, não! Eu tô falando da sociedade que forma essa cidade.

Toma-te, belenense!

Ok, podem começar a seqüência de xingamentos. Mas já aviso que não aceitarei os muito maldosos.

Um comentário:

Anônimo disse...

É boca!!!!?
O pensamento é consenso. Eu penso assim tbm.Soma-se aos argumentos postados por ti ..p fato de que não há nada 'planejado' para motivar o cidadão..não a cultura nãi h´s esporte , não há vida nas praças .Não há auto estima.
Nos jornais e tvs é caótico ver "nada' de uma cidade quase quatrocentona...pequenos inserts de jornalismo 24hs e estamos resolvidos ..uma pena.
O mes inteiro deveria ser de cidadania ..como diria Soninha em SP!
O mes inteiro de boa musica ... dança (como eu penso nisso , palco montado no meio da praça , cadeiras pela grama ..visão panoramica do tablado ..e tome dança!! De todas matizes.
O Olympia com cessões abertas ,,,docs intercalandos filmes , sessão 24..e 'viradas tipo a paulista nos lugares da cidade,. Pode ter até o bolo , mas não dá mais pra viver de fotos ..
e textos de meia página pra homenagear uma cidade!
Façamos a mea culpa.
Antes dos 400 quem. sabe

Grande abraço.