quarta-feira, 30 de março de 2011

A importância dos sinais de alerta da criança autista

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, 02 de abril, é marcado com mobilizações em todo o mundo chamando atenção para as necessidades de quem sofre com a doença. No Pará, a Sociedade Paraense de Pediatria faz um alerta: a importância de diagnosticar precocemente a criança com autismo.

O autismo é uma disfunção global de desenvolvimento, que afeta a capacidade de comunicação de um indivíduo. Existem vários tipos de autistas: com grave deficiência mental até autistas com inteligência normal ou superior a média das pessoas. Há também aqueles com habilidades mais desenvolvidas em certas áreas, como capacidade de memorização ou em fazer cálculos. De um modo geral, caracteriza-se por apresentar alterações de comportamento, comunicação e interação social, que se manifestam antes dos 3 anos de idade.

A doença é mais frequente em meninos do que em meninas (de 3 a 5 vezes) e ocorre em todas as etnias e níveis socioeconômicos. As estimativas de prevalência de autismo têm variado ao longo do tempo, tendo alguns trabalhos apontado taxas que variam entre 2 a 20 casos por 10.000 crianças.

Quanto mais cedo o autismo for diagnosticado, maiores serão as chances de estimulação precoce, melhorando o comportamento da criança, a forma de lidar com suas dificuldades e aumentando as suas chances de independência e inclusão escolar. Ao se perceber algum sinal de alerta para o autismo, a criança deve ser encaminhada o mais breve possível para profissionais que entendam do assunto, para confirmação diagnóstica e tratamento especializado.

Entre os sinais de alerta presentes na criança autista estão: a ausência de contato visual direto; a dificuldade de se misturar com outras crianças; a resistência à mudanças de rotina; age como como se fosse surdo; a intensa atividade física; e o maior interesse por objetos do que por pessoas.


=======
 
Texto: Assessoria de Comunicação da Sociedade Paraense de Pediatria

Nenhum comentário: