quinta-feira, 14 de maio de 2009

Festival Se Rasgum 2009 abre inscrições para bandas locais

Três vagas serão disputadas em eliminatórias realizadas em escolas e universidades de Belém para a quarta edição do Festival Se Rasgum

Bandas paraenses, corram! A partir desta sexta-feira, 15 de maio, o Festival Se Rasgum 2009 abre as inscrições para a escolha de nomes locais que vão participar da programação de sua quarta edição, marcada para os dias 18, 19 e 20 de setembro.

A novidade deste ano é o novo processo de escolha adotado pela organização, que terá várias etapas. Em junho haverá a realização de quatro seletivas em escolas e universidades de Belém, em que o voto popular pode ajudar a colocar uma banda entre as atrações do evento, que, no mês de maio, foi apontado pela Revista Bravo como um dos cinco festivais mais importantes do Brasil. “Decidimos mudar a forma de seleção para dar espaço a bandas novas e incentivar a profissionalização da cena. Além disso, é uma forma democrática de seleção, em que o público em geral pode participar e escolher a sua banda preferida”, explica Renée Chalu, produtora do festival.

Tudo começa pela internet. Para participar do festival, as bandas precisam ter pelo menos uma música autoral para mostrar e devem cadastrar ou atualizar o perfil no site Bel Rock (www.belrock.com.br), que reúne informações sobre a cena roqueira de Belém. Entre os dados necessários, estão: um release atualizado, uma foto e links para sites na internet em que seja possível ouvir as músicas da banda. O prazo de inscrição termina em 31 de maio e as bandas que preencherem os pré-requisitos receberão um e-mail confirmando que estão aptas a continuar concorrendo.

A etapa seguinte é a pré-seleção, em que as bandas que passaram pelo primeiro crivo serão analisadas não apenas pela coordenação do Se Rasgum, mas também por um júri composto por oito personalidades locais e nacionais ligadas ao meio artístico. Essa banca, que é outra novidade da seleção deste ano, vai fazer outro corte do qual só passam 24 bandas. Só que mesmo aquelas que não forem selecionadas podem conseguir bons frutos. “Elas vão ser ouvidas por nomes de peso do cenário musical. A partir dessa audição, podem surgir novas oportunidades como convites para gravações ou outros festivais”, explica Renée Chalu.

As bandas selecionadas pela banca serão divididas em quatro seletivas preliminares em escolas e universidades de Belém ao longo do mês de junho. Cada banda terá direito a apresentar duas músicas autorais. A classificação nesta etapa terá três fontes de pontuação: as notas de um júri formado por três personalidades ligadas à música, uma votação pela internet e o voto do público presente nas seletivas. Em cada eliminatória, duas bandas se classificam para a seletiva final, no dia 4 de julho no African Bar, na festa de lançamento do Festival. As oito bandas finalistas terão 30 minutos no palco para conquistar platéia e jurados. As três mais bem votadas tocam no 4º Festival Se Rasgum, nos dias 18, 19 e 20 de setembro.

O Festival – Em três edições, o Se Rasgum conseguiu se consolidar como um dos principais eventos da música independente, não só na região norte como em todo o país. Uma das provas do reconhecimento veio na última edição da revista Bravo!, que coloca o Se Rasgum como um dos cinco festivais mais importantes do Brasil na atualidade. “Em 2008, o Se Rasgum achou sua fórmula definitiva, mesclando destaques independentes de todo o país com atrações de tecnobrega”, destaca a reportagem de José Flávio Júnior. Nesses três anos, já passaram pelos palcos do festival nomes como Wander Wildner, Mundo Livre S.A., Cachorro Grande, Móveis Coloniais de Acaju, Cordel do Fogo Encantado, Cabaret, The Feitos, Vanguart, Plebe Rude, Autoramas, Curumin, Montage e Canastra.

O Festival Se Rasgum também participou dos melhores momentos de 2008 do Jornal da MTV Brasil, o Jornal O Globo o apontou como um dos melhores festivais de 2008. Suas edições anteriores também já foram destaque na Folha de S. Paulo, Revista Veja, Revista MTV, Trama Virtual (no canal Multishow) e Correio Brasiliense.

Serviço – As inscrições para as seletivas de bandas locais para o 4º Festival Se Rasgum vão de 15 a 31 de maio e devem ser feitas pelo site www.belrock.com.br.

====
Texto: Assessoria de Comunicação Se Rasgum

6 comentários:

Coletivo Palafita disse...

Parabéns ao povo da Se Rasgum que a cada festival se destaca na cena independente nacional.
Otto Ramos -
Festival Quebramar - Coletivo Palafita - Circuito Fora do Eixo.

Felipe disse...

Minha banda é de Recife e gostaria de participar do Se Rasgum no Rock, como fazemos?

www.myspace.com/thekeithband

Abraços!

. disse...

Oi, Felipe!
Mandei seu contato pra organização do Festival.
Vão ouvir a sua banda.

beijins!

Marcelo Damaso disse...

Felipe, sou o Damaso, da organização do festival. Nós abriremos inscrições para bandas de outros estados em breve.

Você pode se informar depois no www.serasgum.com.br e www.belrock.com.br para ver como proceder na inscrição da sua banda.

Obrigado pela atenção.

abração,

Marcelo Damaso

Unknown disse...

Olá! Eu estava interessado em participar dessa seletiva, porém mesmo tendo efetuado o cadastro no BelRock (não sei por qual motivo) o perfil da minha banda ainda não apareceu por lá. E como está chegando perto do fim das inscrições, não to sabendo como resolver esse problema, já que se diz necessário o cadastro no site.
Minha banda se chama Black Army e abaixo segue o myspace da banda e meu contato;
www.myspace.com/blackarmyband
fellipejl@hotmail.com

Obrigado à todos.

Fanfarra Novo Som disse...

estou com o mesmo problema do felipe, fiz o cadastro mas não consigo o perfil da minha banda para o cadastro no site , como eu faço????
ajudem aew!!!!

Banda Above Ground
danyloshow@hotmail.com