quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Pará: uma triste rinha de galo

Já morei fora do meu Estado, o Pará, por quase 5 anos. Há quase 2 meses volto a passar por essa experiência.
Mas mesmo antes disso, nunca concordei com qualquer tipo de comportamento xenófobo. Morar fora, só fez ratificar a minha posição acerca do tema.
Por tudo isso, fico muito indignada com a atitude irresponsável que está havendo nesse plebiscito. E por parte das duas campanhas.

É bem verdadade que os separatistas são em sua maioria não nascidos no Pará. E as lideranças pró Carajás e Tapajós querem criar a qualquer custo seus feudos, sobretudo as do Sul e Sudeste do Estado, onde existem grandes latifundios (que pleonasmo!). Mas daí, motivar a raiva dos paraenses por quem não nasceu aqui para que votem contra a divisão, é demais!

Quem merece a nossa repulsa são os latifundiários e grileiros que proliferam e perpetuam a pobreza e violência no Estado. Eles são os maiores interessados na criação do Carajás. Os trabalhadores maranhenses, capixabas, paraibanos, manauaras etc, não! Assim como nós, essa gente só quer ter trabalho e vida digna.

Do lado do SIM, há o grande mestre do ilusionismo, o grande papa do convencimento, Duda Mendonça.
Bom que só ele, garante que veio fazer a campanha pró-divisão por amor à causa. Mas que causa? Que amor é esse do Duda? O amor pelas suas fazendas no sudeste paraense? Pelas potenciais futuras contas governamentais?
O fato é que fez uma campanha agressiva. Com o instinto de quem vai para a rinha de galo fazer apostas.

Não estou no Pará. Acompanho as campanhas contra e pró divisão pela internet (twitter, facebook, blogs, youtube) e daqui só sinto cheiro de discórdia. Sei que campanhas são assim. Acusações, ofensas, um querendo ser melhor que o outro. Mas dessa vez, tudo parece bem pior. São acusações pessoais. São ofensas contra o povo. Incita-se a raiva entre as pessoas. Não há disputa entre projetos.

E antes que alguém me venha com o argumento igual ao de meu colega Marcel Campos no twitter "foi o Orly Bezerra que começou", adianto que apesar de, na minha opinião, a postura dele ter sido equivocada, Orly vai ficar no Pará, aguentando o ônus dessa briga. Já seu Duda estará lá na sua linda Bahia, embalando-se numa bela rede e comendo acarajé, quiça com o dinheiro dos galos da última rinha rica onde ele apostou.

Esse day after vai ser muito longo...

7 comentários:

Anônimo disse...

Por estas e outras razões, que este Plebiscito será muito mais importante após o dia 11 de Dezembro de 2011!!

É QUANDO SERÃO TIRADAS AS MÁSCARAS DE AMBOS OS LADOS E O PARÁ, QUEM SABE PODE ENFRENTAR SEUS GRAVES E INTERMINÁVEIS PROLEMAS DE FRENTE OU ENTÃO JOGAR TUDO PARA DEBAIXO DO TAPETE!!

Anônimo disse...

Manauaras, vc disse manauaras? Estes se livraram de BELEM hà cerca de 150 anos; NO AMAZONAS A MÁGUA CONTINUA ATÉ HOJE, lá paraense é motivo de chacota...o Grão Pará, virou Não Para, parazinho.

Anônimo disse...

Boa!

Lucia disse...

Afinal de contas, de que lado voce está?

Marcel Nogueira disse...

Oi, Sou Marcel Nogueira, fui seu aluno no curso de Comunicação e tenho o seu link no meu Blog (Blog do Marcel - Marcelnogueira.blogspot.com). Vez por outra dou uma espiadinha no "Falo porque tenho boca". Às vezes concordo, outras vezes nem tanto, mas é assim mesmo.
Quanto ao tema que monopoliza as atenções, gostaria de dizer que fora a questão cultural e o chamado sentmento de perda que os paraenses da gema estão tendo, nada mais serve de argumento, principalmente quando se sabe que o Pará está tecnicamente quebrado e isso vem de longe,bem antes do governo da Ana Júlia (de triste memória). Os governos não fazem nada nas regiões do Carajás e Tapajós (e nem na região metropolitana)é porque não podem, porque não há dinheiro.
Não quero aqui nem falar que os três estados iriam arrecadar quase o triplo do que o Pará arrecada hoje com o FPE, porque seria chover no molhado, os paraenses mais informados sabem disso porque está tão na cara que só não vê quem não quer.
Essa coisa de "colosso do norte" e "Quero o meu Pará grande e forte" é conversa, até porque grande em território ele sempre foi, mas forte, aí já é outra conversa, afinal a decadência chegou no Pará e parou e isso já vem há uma par de tempos.
A propósito, não se soube de ninguém do Goiás, que o chamou de "goiazinho", quando ele se separou do Tocantins. Talvez, por isso, por uma percepção mais avançada,o Goiás que era o 17º estado da Federação, hoje é o nono e o Tocantins, aquela terra tida c o mo miserável, está bem melhor que o Pará atual.
Tamanho territorial não significa absolutamente nada e basta ver o exemplo do Rio de Janeiro. Dezenas de veze menor do que o Pará e é o segundo estado da Federação.
Espero que o Comentário seja moderado, o que não aconteceu no Blog do Barata, que só dá espaço a quem fala a favor do Não e contra os política da sua conveniência.
Marcel Nogueira
Jornalista

. disse...

Oi, Marcel!
Tudo bem?
Volte quando quiser. Inclusive para discordar de mim, viu!
Mande abraço saudoso a todos de Parauapebas.

luis miranda disse...

Eu acredito na divisão.

Levar em conta a questão dos políticos que estão por traz do sim, foi a única maneira que os políticos do não( que não são nem um pouco confiáveis) tiveram para esconder a falta de investimento, que há 400 anos, não é feito nessas regiões que querem se separar.
Eu só a favor que as pessoas morram do seu próprio veneno, não é justo que a região leste do Pará eleja a maioria dos candidatos que investem somente nas suas bases em quanto o lado sul e oeste ficam à míngua esperando uma sobra de investimento.
So falta dizer que os nossos políticos são melhores que os deles. Porém, vale lembrar o que os nossos andaram fazendo para termos a consciência que o que tem de ser levado em conta é a necessidade do povo e não a falsa briga política entre o bem e o mal, até porque pra mim todos são do mal, alguém duvida disso?

Jader Barbalho - responde mais de 10 processos e desvio de verba da SUDAN

Flexa Ribeiro – preso por máfia de empreiteira

Almir Gabriel – a favor da lei Kandir e de sobra mandou matar um monte de sem terra.

Mario Couto - é alvo de inquérito que apura crimes eleitorais, está envolvido na corrupção da Câmara de Deputados do Pará e fez lobby no congresso junto com zenaldo Coutinho e flexa ribeiro para que a copa do mundo não viesse para Belém

Wladimir Costa- responde a três inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), dois dos quais por crime de imprensa, que envolvem calúnia, injúria e difamação. A outra investigação apura uma denúncia do ex-secretário parlamentar Fábio Lopes Maria.

Celso Sabino – é alvo de ação de execução fiscal movido pela prefeitura.

Andre Dias -TRE-PA - Processo nº 1890/ 2006 - Teve rejeitada a prestação de contas referente às eleições de 2006

Deputado Macarrão: TRE-PA - Processo nº 319985 - É alvo de representação movida pelo Ministério Público Eleitoral por captação ilícita de sufrágio.
TJ-PA Comarca de Tailândia - Processo nº 2007.1.000534-6 - É alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Estado do Pará.
TJ-PA Comarca de Tailândia - Processo nº 2011.1.000448-3 - É alvo de ação de execução fiscal movida pela Fazenda estadual.
TRF1 Seção Judiciária do Pará - Processo nº 22267-86.2010.4.01.3900 - Réu em ação penal movida pelo Ministério Público Federal por estelionato majorado.

Luiz Rebelo -TCU -Acórdão nº 41/2008 - Responsabilizado por irregularidades em convênio com o Fundo Nacional do Meio Ambiente.
É réu em três ações penais:
TJ-PA Comarca de Breves - Processo nº 2009.2.000450-0
TRF-1 Seção Judiciária do Pará - Processo nº 2009.39.00.006413-4 (Ação movida pelo Ministério Público Federal por crimes de responsabilidade)
TRF-1 Seção Judiciária do Pará - Processo nº 8971-60.2011.4.01.3900 (Ação movida pelo MPF por falsidade ideológica)
É alvo de ações civis públicas movidas pelo Ministério Público do Estado do Pará:
TJ-PA Comarca de Breves - Processo nº 2008.1.000256-5
TJ-PA Comarca de Breves - Processo nº 2009.1.001082-2
Responde a quatro ações de execução fiscal, sendo três movidas pelo município de Belém e uma pelo Estado do Pará:
TJ-PA Comarca de Belém - Processo nº 0015173-96.2008.814.0301
TJ-PA Comarca de Belém - Processo nº 0038517-88.2009.814.0301
TJ-PA Comarca de Belém - Processo nº 0038769-89.2009.814.0301
TJ-PA Comarca de Belém - Processo nº 0021089-93.2003.814.0301
Responde a oito ações de improbidade administrativa, sendo quatro movidas pelo município de Breves, duas pelo MPE, uma pelo MPF e uma pela União:
TJ-PA Comarca de Breves - Processo nº 2008.1.002517-9
TJ-PA Comarca de Breves - Processo nº 2009.1.000640-9
TJ-PA Comarca de Breves - Processo nº 2009.1.001334-7
TJ-PA Comarca de Breves - Processo nº 2009.1.001419-7
TJ-PA Comarca de Breves - Processo nº 2009.1.001420-4
TRF-1 Seção Judiciária do Pará - Processo nº 25812-67.2010.4.01.3900
TRF-1 Seção Judiciária do Pará - Processo nº 30867-96.2010.4.01.3900
TRF-1 Seção Judiciária do Pará - Processo nº 2008.39.00.011817-7

Do lado do não só tem anjinhooooo.
um beijo mulher!