quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Um debate esquizofrênico, segundo a timeline

Ontem (26), resolvi ter um comportamento diferente do habitual quando rolam debates entre candidatos em época de eleições. Decidi assistir pelas redes sociais. 
Isso mesmo. 
Não liguei a TV. Apenas acompanhei pelas timelines do Twitter e do Facebook o que diziam os meus "amigos" virtuais. 

Como sigo nas redes sociais de Aécio Neves e Veja a presidente de Associação de Moradores em favela carioca e deputado do PSOL, poderia perceber o debate de um jeito diferente.
Antes de tudo, achei divertidíssimo. O Twitter - pela sua dinâmica - tem sempre mais sarcasmo. No Facebook, como existe o patrulhamento dos comentários nas postagens, as pessoas refletem mais antes de publicar (eu acho).

A percepção que eu tive do debate foi:

- Marina
Para os eleitores e simpatizantes dela, Marina deu show. Vibravam nas redes com cada resposta, inclusive, na que ela falou sobre a elite brasileira. Para todas as outras pessoas, a candidata foi confusa, não deixou claro que tipo de governo pretende, nem respondeu lé com cré, inclusive, ao dizer que Chico Mendes pertencia à elite brasileira (mesma resposta que fez os marineiros vibrarem). Muita gente não entendeu como ela pode criticar tanto os governos do PSDB e PT e dizer que pretende governar com eles. A mim, pelo que extraí do debate pelas redes, Marina fez um belo discurso pra inglês ver, mas pouco realizável no mundo prático.

- Dilma
Mesma observação com relação aos seus eleitores e simpatizantes: acharam que a presidente arrasou! Houve brados especiais quando ela respondeu ao candidato tucano sobre a Petrobras. Os adeptos da candidatura petista julgaram que ela comeu o mineiro com farinha.
Mas teve reclamações: disseram que houve uma jogada entre os adversários para não permitir que Dilma usasse a palavra e ficasse apenas sendo atacada por todos os candidatos. Bom, é claro que isso não passou de impressão dos signatários da candidata, já que matematicamente seria impossível alguém falar menos. A questão é que ela esteve em pauta em quase todo o debate (tanto em perguntas, quanto em respostas) e não poderia ser diferente, já que Dilma é governo e é líder em todas as pesquisas de intenção de voto. Condição de vidraça.
Vale ressaltar que pouco vi críticas e xingamentos de que ela estivesse mentindo em suas respostas.

Aécio
Ficou completamente apagado, pelo menos na minha time line. E olha que eu tenho muitos tucanos nela. Vi referências a ele apenas em ar de piada e deboche (e essas não foram dos tucanos, registre-se). Nada de relevante como "Aécio mandou muito bem" ou "Boa defesa de Aécio". Parece que ninguém estava disposto a se expor pelo mineiro.  

Luciana Genro
A candidata do PSOL foi festejada na TL quando, ao se referir ao candidato do PSC, foi taxativa: "Vou te chamar de Everaldo porque não costumo misturar religião com política". Durante as eleições, o candidato tem usado o cargo que ocupa na Igreja como se seu nome fosse, Pastor Everaldo. 
Apesar dessa super bola dentro, Luciana Genro  seguiu despercebida durante o debate e foi alvo de várias piadas na TL, como "A câmera não mostra, mas Luciana Genro está neste momento fazendo as unhas no estúdio".

Eduardo Jorge
Grande surpresa do debate. Teve coragem de tocar em temas espinhosos, como aborto e drogas, e bancou todas as suas opiniões. Na TL, foi amplamente elogiado pelos progressistas pelas posturas de esquerda que adotou e houve pssolista que lamentasse que Eduardo não fosse o candidato do Partido Socialismo e Liberdade. Já os conservadores, julgaram-no um "alucinado" e pejorativamente o compararam a "Plínio de Arruda Sampaio destas eleições".
Ainda assim, li posts como "Já decidi em quem votar: Eduardo Jorge". 

Pastor Everaldo
Foi trollado, xingado, vaiado e tudo mais que puderem imaginar. Não vi ninguém falar nada de minimamente positivo desse homem.

Levi Fidélix
Frustrou o povo brasileiro ao não fazer menções sobre o seu famoso aerotrem. Mas parece ter conseguido expor contradições de Marina.


Algumas das melhores postagens do Twitter durante o debate:

- marina tem voz de gás helio"

 · Se até o Levi Fidélix está no debate, passou da hora do Eymael contratar o advogado do Fluminense.


 · O Levy deixou a Marina nua. Com a mao no bolso! Marina comparou Neca Setubal a Chico Mendes. "Nova Politica"? Sim, sonegue mas me apoie!

- Vocês repararam que ninguém cita o nem pra criticar mais. Éguuua!


 


Nenhum comentário: