segunda-feira, 1 de abril de 2013

Sou cristã e quero a garantia de um Estado laico


Penso que esse debate em torno do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) não deve se ater aos temas aos quais ele se diz contra. Devemos lutar para garantir o Brasil como Estado laico, sob o risco de nos perdermos em debates menores e colocarmos em risco a plenitude da democracia.


E ressalto que essa defesa em nada altera a minha fé em Deus. Essa segue completamente inabalável.


Como cristã e praticamente do espiritismo, concordo com a teoria abaixo, cujo texto copiei do facebook.


Guarde as suas opiniões para aqueles que frequentam os templos,. pagam dizimos e acreditam em qualquer coisa que lhes falam. O Brasil laico é muito maior que as igrejas, que a Bíblia, que a fé de cada um. O Brasil laico contempla a todos, inclusive os que não acreditam em Deus, na Bíblia e no que mais quiser não acreditar. O Brasil laico abriga até os anticlericais. O que não dá para aceitar é que o Brasil seja racista, homofóbico, machista, intolerante, evangélico. católico, etc. O Braisil é dos brasileiros e das brasileiras. Quem não quiser viver aqui, que vá para o Irã, ou qualquer outro estado teocrático. Compre passagem só de ida.

Eduardo Piza Mello 








Abaixo, uma campanha que também está circulando nas redes sociais, encampada pelo perfil 
Nação Jurídica, que vai ao encontro do que defendo como cidadã cristã.



Laico significa o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião. O termo "laico" tem sua origem etimológica no Grego "laikós" que significa "do povo".



O laicismo é uma doutrina que defende a ausência de qualquer obrigação de caráter religioso nas instituições governamentais. É uma posição que visa a laicidade, ou seja, a não intervenção da religião no Estado.

A qualidade de ser laico pressupõe a não interferência da igreja em assuntos políticos e culturais. Quando se fala em Estado laico, existe a ideia de neutralidade sobre questões religiosas.

Deve haver liberdade para os cidadãos manifestarem a sua fé religiosa, qualquer que ela seja, sem haver controle ou imposição de uma religião específica.
 

Nenhum comentário: