quinta-feira, 18 de abril de 2013

Um policial exemplar deve ter boas histórias pra contar


No próximo sábado, o universo literário paraense ganha mais um integrante, Osmar Vieira da Costa Júnior, o querido coronel Costa Jr, como é mais conhecido. Ele estará lançando na Livraria Newstime, do Shopping Pátio Belém, o livro A Caserna Fora do Sério: o lado cômico da vida policial, no qual conta causos policiais vividos e ouvidos durante seus 30 anos de careira na Polícia Militar do Pará. 

Costa Jr. é um dos mais respeitados oficiais da Polícia Militar do Pará. Tem uma história profissional em defesa da polícia comunitária e uma carreira inabalável pela forma como  sempre comandou suas tropas. Apesar de toda a seriedade, sempre se destacou pelo bom humor e sensibilidade. Características que certamente o ajudaram a escrever o livro.

Por haver comandado diversas unidades policiais, Costa Jr. teve a oportunidade de conhecer todos os municípios do Pará e há de surpreender os leitores. O livro apresenta um aspecto pouco conhecido das relações dentro das instituições policiais militares, com um senso de humor tão latente que parece buscar contrabalancear a tensão e o estresse vividos no desempenho cotidiano da atividade policial. O autor também faz uma viagem histórica, contextualizando os acontecimentos narrados com a experiência vivida em outros estados do Brasil e em outros países durante cursos e missões. 

Segundo o próprio autor, "A Caserna Fora do Sério representa uma viagem ao universo policial militar desvelando a existência de um grande clima de descontração e de sagacidade diante das mais inusitadas situações".

O autor - Costa Júnior é multiplicador da filosofia de Polícia Comunitária pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e instrutor da Força Nacional de Segurança Pública. Fez o Curso de Desenvolvimento de Dirigentes na Universidade Federal da Bahia, é pós-graduado em Policiamento Comunitário pela Universidade Sul de Santa Catarina e também realizou o Curso de Policiamento Comunitário na Polícia do Japão. É autor do painel (biombo) instalado nas agências bancárias do Pará, que impede a visualização das operações dos clientes nas instituições financeiras, a fim de evitar o golpe da saidinha. Criou na PM do Pará o programa de rádio Estação Segurança (Rádio Nazaré 91, 3 FM), inicialmente em Belém, depois em Santarém e em vários outros municípios do estado. Atualmente é comandante do Comando de Policiamento Regional VII, na Região do Caeté, com sede em Capanema. Na internet, Costa Júnior possui o Blog Saiba das Coisas (www.saibadascoisas.blogspot.com.br), o Twitter (@costajr07) e o Facebook (costajr07).



Serviço: 
Dia: Sábado (20/04)
Hora: 20h
Local: Livraria Newstime, no 1º piso do Shopping Pátio Belém.
Preço do livro: R$ 25,00

Nenhum comentário: