quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sobre Yoani Sánchez, recorro a Voltaire

Particulamente acho a blogueira cubana Yoani Sánchez uma chata, vendida e demagoga.
Até tentei segui-la nas redes sociais, mas não aguentei.
Porém, nada disso  me faz querer amordaçá-la. Caso contrário, gostaria que acontecesse o mesmo com Diogo Mainardi, Reinaldo Azevedo, Eliana Catanhede, Lúcia Hipólito e outros tantos chatos que escrevem por aí.
É capaz que alguém a esta hora queira me calar, por sinal! Devo ser chata aos olhos de alguns também, né?!

Então, eu acho inadmissível que pessoas que se orgulham de defender a democracia e o direito à liberdade de expressão gastem energia na tentativa de denegrir Sanchez. Deixa a bicha falar! Ela não pensa como eu e você, mas ela tem o direito disso! Ainda que seja uma opinião vendida.

Um dos primeiros pensadores que aprendi a admirar na vida foi o francês Voltaire, cujas ideias e obras tive o primeiro acesso ainda na sétima ou oitava série, quando estudei o Iluminismo. Lembro do quão impactante foi pra mim a frase  "Posso não concordar com nada do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las".

Na época eu só conseguia compreender a força daquele pensamento na minha relação com a mamãe e já achava completamente revolucionário. Conforme minhas relações sociais foram se ampliando, fui percebendo a dimensão desse persamento e, a cada dia, tenho mais convicção da necessidade de o defendermos, caso realmente queiramos viver numa democracia plena.

Não te parece óbvio?

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com você. Se alguém pró-capitalismo impedisse uma manifestação da UJS seria imediatamente tachado de imperialista e fascista. Acho as duas ideias mais perigosas do mundo: "nós estamos certos, eles estão errados" e "tudo é permitido em nome do bem maior".

Mas sobre a Yoani Sánchez, recorrerei a Frei Betto, com uma tirada genial: "Yoani Sánchez tem todo o direito de criticar Cuba e o governo do seu país. Mas só os ingênuos acreditam que se trata de uma simples blogueira".

. disse...

Excelente observação do Frei Beto!
Assino embaixo!

Dulcivânia e Ricardo disse...

Muito bom seu blog, frequento porque gosto dos textos, são bens escritos.

. disse...

Obrigada, querida!
Que honra receber um elogio teu.
beijos!