terça-feira, 6 de março de 2012

Folha de São Paulo: juiz reconhece não ter lido os autos para condenar jornalista

AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM
 
Um juiz que condenou um editor de jornal do Pará a pagar indenização a um empresário usou o Facebook para atacar o próprio jornalista.
Titular da 1ª Vara Cível de Belém, Amilcar Guimarães, 50, escreveu na rede social ter pensado em “dar sopapos” no jornalista Lúcio Flávio Pinto, 62, a quem chamou de “pateta” e “canalha”.
“Pensei em dar-lhe uns sopapos, mas não sei brigar fisicamente; pensei em processá-lo judicialmente, mas não confio na Justiça”, disse.
À Folha Guimarães confirmou a autoria das mensagens -disse tê-las escrito como forma de “protestar”. “Fui satanizado [por Flávio Pinto].”
Em 2005, o juiz condenou o jornalista a pagar R$ 8.000 ao empresário Cecílio do Rego Almeida como indenização por danos morais.
O motivo da condenação foi reportagem do “Jornal Pessoal”, mantido há 25 anos por Flávio Pinto, que citou Almeida, fundador do grupo C.R. Almeida, como “pirata fundiário”, acusando-o de grilagem (apropriação ilegal) de terras na Amazônia.
Flávio Pinto é crítico do Judiciário paraense e questiona o fato de o juiz ter dado sentença ao processo, de 400 páginas, em um final de semana, quando substituía o juiz responsável.
Guimarães reconheceu à Folha não ter lido todos os autos. “O que é que o juiz precisa além de ler a reportagem?”, questionou.
No Facebook, o juiz pede que seja denunciado ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para ser aposentado compulsoriamente. “Não seria punição, seria um prêmio.”
O Tribunal de Justiça do Pará disse que considera as declarações do juiz de caráter pessoal, e que, por isso, não iria comentá-las

2 comentários:

Anônimo disse...

No Pará a Justiça sempre decide a favor das oligarquias, dos corruptos, dos grileiros... E a sociedade que se dane.
E o pior, Waleiska, é que a Justiça paraense não tem o mínimo escrúpulo, a mínima vergonha de esfregar suas sentenças estapafúrdias e embasbacantes (como a condenação do LFP)na cara do povo.
É impressionante e deprimente!
Beijo
Sidney Dantas

. disse...

É isso mesmo, Sidney!
Acho que o desrespeito do judiciário paraense com o Lúcio não é uma afronta somente aos direitos do jornalista. É uma afronta à sociedade. Uma tiração de sarro da nossa cara. "Vocês que se danem!"