quinta-feira, 5 de abril de 2012

A sensatez de Dilma

Do jornal O Globo

Dilma critica `fantasia' na Rio+20

A presidente Dilma Rousseff defendeu ontem que a Rio+20 seja uma conferência que dê respostas reais aos problemas de desenvolvimento sustentável e não um fórum que discuta a "fantasia', destacando que não é realista achar que o mundo todo será abastecido com energia eólica e solar. A presidente afirmou que a conferência será um ponto de partida, no qual os principais desafios que o mundo terá de enfrentar neste século se cruzarão — como as mudanças climáticas, a preservação da biodiversidade, a produção de alimentos, o acesso à água e a redução da pobreza.

— Vamos propor um novo paradigma de crescimento que não pareça etéreo e fantasioso. Ninguém aceita discutir a fantasia. Eu tenho que explicar para as pessoas como é que elas vão comer, como é que elas vão ter acesso a água e a energia — discursou Dilma, para uma plateia formada por ambientalistas, presentes no Fórum Brasileiro sobre Mudanças Climáticas.

A presidente Dilma afirmou ainda que o Brasil é um país diferenciado na questão ambiental e tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, o que dá ao governo condições de assumir um papel de liderança na Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.


Dilma disse que, na Rio+20, o país tem que ter ao mesmo tempo liderança e humildade para mostrar que é possível crescer e preservar o meio ambiente ao mesmo tempo. E afirmou ainda que o Brasil, além das hidrelétricas, "teimou' em ter um plano de etanol. Segundo ela, o país pode ser tornar uma das maiores economias do mundo sem degradar seus recursos naturais, num modelo que chamou de círculo virtuoso.

Nenhum comentário: