sexta-feira, 27 de abril de 2012

Empregada doméstica: tu cuidas devidamente da tua?

Hoje é Dia da Empregada Doméstica!
É claro que, como toda profissional, elas merecem respeito. Mas penso que merecem muito mais do que isso.
Uma empregada doméstica auxilia no funcionamento do que tens de mais importante na vida: teu lar e os teus amores que o habitam - esposa/marido, filhos, mãe/pai.

Além das questões práticas do trabalho, lavar, passar, arrumar, cozinhar, a empregada doméstica tem acesso a toda a tua vida, teus hábitos, problemas, costumes e manias.

E, como todo ser humano, tem a sua energia, sua história.
Imagina o que deve ser manter alguém com péssimas vibrações dentro de casa? Posso falar com conhecimento de causa!

Mais do que ser boa de serviço, uma empregada doméstica tem que ser boa de coração, de cabeça, de alma.

Como tenho filhos e trabalho fora, tenho auxiliar do lar desde o meu primeiro casamento, em 2003. Já tive funcionárias legais, espertas, engraçadas, bizarras, mal homoradas, loucas e até malvadas. Tive uma que maltratou a minha filha, outra que surtou psiquiatricamente e me ameçou de morte e uma que gritava comigo quando era contrariada.

Mas também já tive anjos. Hoje, inclusive, um desses anjos se despede do meu lar. Val chegou em casa 15 dias após o nascimento da Tarsila e, quatro meses depois, aceitou o desafio de mudar comigo para Brasília. Se não fosse ela, a guinada importante que dei na vida não teria acontecido. Ter alguém de confiança para cuidar de casa e das minhas filhas num momento de mudança como esse, deu-me equilíbrio para o recomeço numa cidade nova. Val foi parceira mesmo! Agora ela voltará para o Marajó, onde moram os filhos de 12 e 6 anos. Eles estão precisando da presença dela mais do que do dinheiro que ela manda trabalhando aqui.

Antes dela tive outro anjo, minha fiel escudeira Waldilene. Ela apareceu na porta de casa perguntando "Oi, me disseram que a senhora está precisando de uma empregada" e eu na mesma hora a aceitei. Confesso que fui até irresponsável por não ter ido atrás de referência, mas eu estava desesperada precisando de alguém para ficar com a Dalila, que tinha na época 3 anos, enquanto eu saia para trabalhar. Também era um momento de mudança. Eu tinha acabado de chegar em Belém. Quatro anos se passaram até que Waldilene deixasse de trabalhar em casa. Cuidava da Dalila e de mim. Cuidava da casa como se fosse dela. Era carinhosa conosco e nunca perdia o sorriso e o jeito doce.

Pensar na vida sem essas auxiliares é impossível.
Por isso, são pra mim mais do que funcionárias e pessoas que devem receber suas remunerações em dia, ter a previdência paga devidamente.
Merecem carinho, agradecimento, preocupação.
Sempre as incluirei em minhas orações.

Sejamos todos muito gratos a elas!

2 comentários:

Anônimo disse...

o q é uma pessoa sem noção.............?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....................................................