segunda-feira, 23 de maio de 2011

Abuso de poder em Moju

Nos últimos meses tenho tido tempo de assistir aos telejornais locais com mais assiduidade. Confesso que não sei se isso é bom ou ruim, o fato é que tenho podido acompanhar mais o que acontece na minha terra.
Hoje fiquei estarrecida com o que vi no Barra Pesada, da RBA - no Pará, afiliada da Band.
Uma reportagem mostrava uma ação das polícias Civil e Militar no município de Moju. Segundo a matéria, havia um pedido incessante da população local para a contenção da violência na cidade.
Mas o que eu vi na TV foi um total surto de poder de quem comandava a operaçãopor parte da Polícia Civil.
A equipe chegou a um bar, revistou todo mundo e em seguida ordenou que o mesmo fosse fechado. O policial (Ou delegado. Eu não sei ao certo) encheu o peito para falar diante da câmera: "O bar agora está fechado. Acabou tudo. Quero todo mundo nas suas casas. Já são 11 horas e não é hora de estar na rua. Se eu pegar algum de vocês na rua eu levo pra Delegacia".

Peralaaaaaá! Qual foi a parte do filme que eu perdi? Desde quando a polícia tem o poder de dizer que horas um cidadão deve ou não estar em casa? Prenderia as pessoas sob qual alegação? E o bar foi fechado sob qual justificativa? A matéria não mostrou.

Ao final na reportagem, o apresentador do programa, Joquim Campos, ainda elogia a postura do policial e diz que "tem que acabar com essa vagabundagem mesmo".

Eu estou vendo coisas ou realmente isso terrível?

Nenhum comentário: