sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Palmas que o Brasil não conhece

Palmas é a mais nova capital do país. Disso o Brasil todo sabe.
Mas essa jovem cidade no centro do Estado do Tocantins, fundada em 1989, tem encantos que a maioria dos brasileiros desconhece e que eu gostaria muito de compartilhar um pouco.

Estou em Palmas desde 23 de julho e ficarei até o início de outubro. Vim fazer um trabalho e estou tendo a oportunidade de conhecer muito da cidade, desde os pontos turísticos até a periferia que sofre dos males comuns do restante do país.

É uma cidade planejada e me chamou atenção o fato de até os bairros mais distantes serem devidamente divididos e organizados, embora ainda haja uma parte da cidade sem a infraestrutura devida. Nas quadras mais periféricas, ainda há muitos moradores sem a titulação definitiva da terra.

Palmas tem praia! É!!! São cinco, sendo três artificiais, formadas do lago da Usina Hidrelétrica do Lajeado, e duas naturais, banhadas pelo rio Taquaruçu.

Palmas também tem várias cachoeiras bem pertinho do centro da cidade. A apenas 32 quilômetros fica o Distrito do Taquaruçu, na região serrana, onde existe 82 atrativos naturais, dos quais boa parte são de cachoeiras.

As pessoas aqui são encantadoras: simpáticas, hospitaleiras, educadas e de bem com a vida.
Abaixo umas fotinhos de apresentação dessa cidade que estou aprendendo a amar.

Praia da Graciosa, uma das artificiais banhadas com o lago da UHE do Lajeado

Ponte Fernando Henrique Cardoso, sobre o lago do Lajeado

Cachoeira do Escorrega Macaco, uma das dezenas da região serrana de Palmas, no Distrito do Taquaruçu

Um comentário:

Yúdice Andrade disse...

Muito legal. Aguardo mais informações e fotografias sobre Palmas.