segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Neonatologista da Santa Casa abre o verbo

A neonatologista Dellana Miranda, da Fundação Santa Casa de Misericórdia, publicou em sua página do facebook uma carta em tom de revolta sobre o ocorrido na semana passada no hospital, quando dois bebês morreram na barriga da mãe, que não conseguiu vaga na maternidade superlotada.

A carta está correndo o mailling de médicos do Pará.
Muito corajosa esta moça!

Confira:

Estou revoltada! Só quem trabalha ou trabalhou na Santa Casa tem idéia do que realmente se passou lá nesse terrível episódio dos gêmeos. Não dá é pra ouvir falarem por aí em "assassinato de bebês" e ficar quieto! Até porque, conforme laudo emitido pelo IML, os bebês haviam morrido há umas 48h...Coitada da Cínthia (obstetra de plantão na triagem naquele dia) que está pagando o pato sozinha, sendo mal falada pelos quatro cantos do país! Até a Presidente da Santa Casa, Maria do Carmo, que até hoje foi a única, dentre todos os presidentes que a Santa Casa já teve, que deu a cara a tapa e falou a verdade... Resultado, botaram ela pra correr! Afinal, a culpa tem que ser de alguém!
- Só quem já teve a infeliz oportunidade de implorar por um respirador emprestado...: Só quem já teve chance de fazer papel do respirador, e ficou ambuzando (horas!) bebê na Sala de parto, enquanto outros tantos nasciam...; Só quem já viu a sala de parto virar uma UTI Neonatal…; Só quem já viu internarem o 21º bebê em uma UTI de 20 leitos...; Só quem já viu bebê entubado no berçário, sem os devidos cuidados, e sem perspectiva de vaga em nenhuma UTI Neonatal do Estado…; Só quem, numa atitude desesperada, ligou para o Secretário de Saúde do Estado e acionou o Ministério Público por falta de leito...; Só quem já chorou, por não saber mais o que fazer, nem teve mais para quem recorrer...; Só pra quem já viu paciente morrer por falta de leito, sabe o que significam as palavras:“PELO AMOR DE DEUS, FECHEM A TRIAGEM!” , ou,“A SANTA CASA ESTÁ LOTADA! NÃO TEMOS LEITO!"



(UFA!!! Finalmente alguém teve coragem de falar!)
Para a sociedade, e até para o Governo, a Santa Casa sempre foi igual coração de mãe! Sempre cabe mais um! Mas as coisas não são bem assim! Não adianta ficar quebrando galho, colocando bebê no espacinho que der...Medicina Intensiva precisa de planejamento! A equipe tem seu número certo de médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem… Quebrar galho significa, sobrecarregar essa equipe, e assim, perde-se a qualidade do serviço e, entre outras coisas, aumenta-se absurdamente o índice de infecção hospitalar! Depois as manchetes são (COMO JÁ FORAM):" MAIS BEBÊS MORREM NA SANTA CASA!"A Santa Casa possui hoje 40 leitos só de UTI neonatal e mais uns 60 de berçário. Muito???Pois lá trabalha-se sempre no limite! Quem entende um pouco de administração hospitalar e infectologia, sabe que as coisas não deveriam ser assim…E dizer que o bebê vai receber os primeiros cuidados e que depois será transferido para outro local… PAPO FURADO! Eu mesma já vi esse "depois" virar meses ou até “nunca”! Trata-se de uma situação muito delicada.


Não estou querendo livrar ninguém de sua parcela de culpa.


Só não dá pra ser pontual, precisamos analisar todo o contexto.Chega de injustiça! Chega de politicagem!Já estive do outro lado da moeda, vi minha filha precisar de uma UTI neonatal, mas graças a DEUS, ela teve todos os cuidados necessários para sair bem e com saúde! Imaginar o desespero de milhares de pessoas que não têm a mesma sorte é desconcertante!


Pais não deveriam perder seus filhos…Mas chega de falarem mal da Santa Casa!!!Estou cansada de ver esses jornalistas de porta de pronto-socorro falarem o que querem e bem entendem, ao invés de esclarecer a sociedade! Deveria ser obrigação deles ir mais a fundo de algo tão importante. Explicar, por exemplo, como funciona uma central de leito, e o porquê dela existir. Mas não! Vender jornal é mais interessante!A verdade é que situações infelizes como essa dos gêmeos, acontecem praticamente todos os dias! O que não se tem é essa mídia toda. As vezes, bem que dá vontade de armar um barraco, como forma de pedir: “SOCORRO!”Falltam leitos de UTINeo, de UTIPed, de Cirurgia Pediátrica, de Pediatria, de todas as clínicas!!! Tem gente morrendo por falta de diálise, por falta de transplantes… Nosso povo não tem atendimento digno!A Saúde está padecendo, e não é de hoje!Senhor Secretário de Saúde, foi bonito o senhor declarar em Público a culpa do Estado. Mas errou só no seguinte: a culpa não é do Estado porque ainda não conseguiu conscientizar seus médicos de que Maternidade é Urgência. Assim jogou a culpa para a pobre colega de plantão, e fez rolar a cabeça da presidente do hospital… (fácil, né?!)


Tampouco acho que a culpa seja unicamente do vosso mandato… Pois tenho consciência de que não se muda o caos em 8 meses.


Também não quero ver mais UCI’s neonatais pipocando por aí, como ato heróico! Sem profissionais preparados, nem a mínima estrutura! Nos faltam desde hemogramas! Gasometria então… hum! CHEGA!!! CHEGA DE QUERER TAPAR O SOL COM A PENEIRA!!!A gente não faz mágica, nem milagre! Fazemos medicina!


Tem muita gente competente por aí, tentando fazer as coisas melhorarem…


Saída, nós cremos que exista! Por isso ainda não desistimos de fazer as coisas andarem nos trilhos…Fica aqui meu apoio à Cínthia, à Maria do Carmo e à nossa Santa Casa!


Espero que essas vidas e essa confusão toda, ao menos sirvam para nos trazer bons frutos...

7 comentários:

Lígia Chiari disse...

Depois de tantos absurdos que vimos por aí na mídia, não só na TV e jornais, mas nos blogs de pessoas que se dizem "instruídas" e até "conhecedoras" do assunto concordando com o "Secretário-do-lençol", esse foi um dos melhores textos que li sobre a tragédia da saúde pública no nosso estado.
Sim, a Dra. Maria do Carmo é minha tia, mas não é por isso que a defendo. Porque defendo também a Dra. Cynthia que nem sequer conheço.
Defendo porque durante anos ouvi minha tia falar e se dedicar a saúde pública em nosso Estado e porque como aluna de direito sei das dificuldades orçamentárias de nosso país. Não adianta puxar o lençol de um lado pra cobrir o outro. São necessárias políticas públicas eficientes e PERMANENTES para se resolver o caos da saúde pública em nosso país. E não ações imediatistas prometendo resolver todo o problema cada vez que uma tragédia dessas acontecer (e aparecer).
Me solidarizo com as famílias que são as primeiras vítimas do caos da saúde no Brasil. Com os médicos que são obrigados a exercer sua profissão com quase nenhuma dignidade. E com aqueles que continuam lutando por soluções, independentemente de governo, pensando num Estado, no bem comum, ainda que tão inconformados com a prioridade que o interesse individual ainda tem em nosso país.

Guto Lobato disse...

Como filho da dra. Maria do Carmo, vítima deste absurdo que estão praticando contra ela e as equipes médicas da Santa Casa do Pará, só posso manifestar minha revolta e nojo desta maneira a la Helio Franco de fazer política e gestão em saúde pública.

Além de expor e denegrir publicamente a imagem de minha mãe, este senhor está mentindo e praticando a DEMAGOGIA nua e crua ao mandar pacientes serem atendidos no chão. Ele mesmo, no fundo, sabe que NÃO FUNCIONA ASSIM. Tanto que, a essa hora, está é arrependido de ter DESTRUÍDO seu excelente currículo e histórico apunhalando a minha mãe pelas costas.

Como venho há semanas falando nas redes sociais e afins, minha mãe está muito acima de tudo isso. A verdade já começou a sair nos jornais - HOUVE atendimento, sim, naquela noite; portão não ficou fechado, conforme, de maneira caluniosa, o senhor secretário afirmou; além disso, a situação de superlotação havia sido denunciada desde 8 de agosto via ofício, que foi SUMARIAMENTE IGNORADO pelo real responsável - Helio Franco.

Ela está, desde que deu a coletiva na Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, com o coração e a mente tranquilos. Levou uma cópia do Código de Ética - que conhece de cabo a rabo, pois é PROFESSORA DE ÉTICA MÉDICA -, se emocionou ao pedir MAIS RESPEITO por parte de Helio Franco, Jatene e companhia. Leu a nota, que abaixo reproduzo, com grande revolta, mas de alma lavada, por levar a quem quisesse enxergar a mais pura verdade sobre o triste incidente ocorrido com a dona de casa Vanessa na Santa Casa do Pará, na semana passada.

NOTA:
"Estamos aqui para informar aos senhores e senhoras a veracidade da notícia veiculada nos jornais O Liberal e Amazônia quanto ao prévio conhecimento por parte da secretaria de saúde quanto a situação crítica que estava ocorrendo na Santa Casa em relação aos leitos de Neonatologia. Que não foram tomadas as medidas efetivas e soluções emergenciais que a situação requeria.

Ressalto a importância de que seja entendido pela população que ao haver 123 bebês internados em UTI e UCI neonatal que conta com 107 leitos havia sido extrapolado em muito o nível de segurança dos bebês internados, e não conseguíamos transferir os 16 RNs a mais, até aquela presente data.

Que na noite de 22 para 23 de agosto foram atendidas pacientes na Santa Casa, o que pode comprovado nos registros de atendimento e filmagem da recepção do hospital, que podem ser solicitados à atual direção. Houve restrição ao atendimento de gestantes de partos prematuros cujos bebês tivessem possibilidade de necessitar de UTI ou UCI.

Que os profissionais da direção e os colegas envolvidos foram expostos perante a opinião pública de forma inverídica.

Que pedimos respeito aos médicos que se dedicam a tratar e salvar vidas humanas.

Que nosso código de ética médica nos guia e temos nossas consciências tranqüilas."

Com base nisso, só tenho uma coisa a dizer: PARABÉNS para a minha mãe, que não abaixou a cabeça e se deixou ser usada como saco de pancada por este poder público omisso e covarde. Parabéns a ela, que sentiu na pele (e sobreviveu), pela segunda vez, os efeitos de ser uma pessoa séria e respeitável nesse mar de lama e politicagem que é o Pará.

Anônimo disse...

Rá, eu sempre soube, desde o início a culpa era da imprensa, essa safada

Anônimo disse...

Blablalblalbalbla, mas a médica poderia ter pelo menos examinado a mãe

. disse...

Caros Guto e Lígia,
Pois eu, que nem parente sou, assino embaixo de tudo que disseram. Sou paciente e conhecedora há anos da luta da Dra. Maria do Carmo em prol da saúde pública.
No mesmo dia do ocorrido, publiquei nas redes sociais as quais pertenço a minha indignação com a solução midiática que o governador estava dando para o caso.
É inadmissível!

Tenho muito apreço e respeito pela Dra. Maria do Carmo. Ela merece por toda a sua história, que não pode ser jogada na lama por causa de joguetes políticos.

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Espero que esta moça que teve coragem de desabafar não seja demitida.

Eu conheço uma médica que trabalha na Santa Casa. E há uns 8 anos atrás, ela me disse o seguinte: "Só mostram as coisas erradas da Santa Casa. Ninguém mostra quantas meninas chegam aqui em situação degradante de aborto, com ferros enfiados na vagina e com hemorragia; ninguém fala das condições precárias que temos para atender aos recém-nascidos e de quantos bebês ajudamos à salvar. É nossa obrigação, sim, mas ninguém joga confete nos limites que ultrapassamos todos os dias. Apenas nas tragédias".

Depois que ela me disse isso, embora eu já tivesse ideia do que era a situação lá (por trabalhar na Educação e passar por algo muito similar), eu passei a reproduzir esta fala dela a muita gente que falava mal da Santa Casa.

É claro que existem e sempre vão existir maus profissionais. Mas usar este o aquele profissional e jogá-lo aos leões, é np mínimo, tão desumano quanto desviar recursos da saúde.

Fica aqui o meio apoio aos profissionais que foram, infelizmente, usados neste jogo de incompetência política!

Joana Campos.

Anônimo disse...

Ao ler no Amazonia de ontem a presidente do Gaspar Viana declarar finalmente como era a ocupação de UTI para recem nascidos naquele hospital e que havia leito vago bateu a vergonha de morar num estado com esse governo mentiroso.Claro que o secretário Hélio sabia e acobertou.E agora governador?