quinta-feira, 15 de abril de 2010

O que falta mesmo é humanidade

Sobre o post abaixo "A briga pela dignidade no PSM", gostaria muito de agradecer por todas as palavras de carinhos que foram deixadas aqui. Agradecer a todos que repercutiram o texto, fazendo com que mais gente tome conhecimento e se revolte com o caos daquele hospital.

Mas gostaria mesmo é de ressaltar o que, pra mim, é a grande mensagem daque texto.
Sim, a saúde pública no país é um caos há muitos anos. Infelizmente,não só em Belém, não só no Pará.
Mas o mais revoltante mesmo é o descaso humano.
Lá no Pronto Socorro Municipal haviam dificuldade físicas e estruturais, mas nenhuma que ameaçasse o atendimento do Waldemir. Tinha a pediatra; tinha a enfermeira; tinha material para aplicar remédio; tinha o aparelho de raio-x e o técnico; tinham medicamentos; tinha o telefone para ligar para a Vigilância Sanitária; na Vigilância o telefonema foi atendido às 2h da madrugada.

O que faltou a todo momento foi humanização no atendimento. Faltou boa vontade de boa parte dos servidores. Fomos tratados mal, com negligência e descaso. Basta lembrar que a Vigilância Sanitária que funciona 24 horas e avisou que chegaria em uma hora, chegou 6 horas e meia depois!!
Ser tratado com desprezo é o mais humilhante. A negligência que se vê com a vida do outro é o que revolta. E, queridos, infelizmente, isso não depende só de investimentos públicos ou privados.

A prova é que em muitos comentários recebidos no post abaixo as pessoas denunciavam o mesmo descaso na Unimed. Eu mesma já fui vítima desse descaso lá. Precisava ser removida com urgência de um hospital para outro e a Unimed dizia que não tinha ambulância. Ora, para que eu pago essa pinóia, então? Eu berrava de dor e a enfermeira dizia que médico viria logo, mas apareceu quatro horas depois!! Quatro horas!!

O que eu acho mesmo é que o mundo está cada dia mais bruto. As pessoas se chocam cada dia menos com a dor do outro. E isso não tem governante capaz de mudar. Está na atitude de cada um. Ok, tem a ver com educação, sim! Mas tem a ver com valores e índole.

Tá bom, o papo tá virando texto de apostolado da oração. Vou parar por aqui.

Mas vamos todos exigir que sejamos atendidos como gente. Médicos cuidam de gente! Tem gado por aí, sendo melhor tratado por seus veterinários do que muitos de nós nos hospitais.

8 comentários:

BokÓ disse...

Daqui,na solidão de um box de lan house do aeroporto,penso em como vc, atribulada, no seu cotidiano em sua atividade profifissional,pode ser tão digna,ao ponto parar e refletir
sobre "pessoas', "gente", pensando em melhorar o mundo.
Isto te faz "maior", melhor e me
deixa muito "feliz" ...um dia postei algo a seu respeito.Também era um dilema de vida, MAS VC TAMBÉM,SOFRE POR OUTROS .AFRASE QUE FICA É:,
"boca... Que desnuda o mundo,com seu jeito meigo de dizer verdades nuas e cruas
Querendo debalar o mal de tudo e viver o bem.
Sobreviva este tempo...
Sua comédia de vida está escancarada para quem te deseja feliz.
Conte comigos e com todos que te curtem, tpda doida ...toda toda,mas
muiiiiiiiiiiiiiiito gente!!!!

Beijo grande daqui de São Luis!!!

Bem vind@s! disse...

É que esse gado dá dinheiro gente, pra eles, não dá dinheiro... e os valores tem se distorcido pra esse maldito lado. Esse é o intuito também quando falo em parto humanizado... não é aquele parto bicho grilo, senão é aquele em que a mulher é tratada como ser humano que precisa de apoio e cuidado, e não como um presunto berrante digno de ser amarrado, como costuma ser nos hospitais...rs

Yúdice Andrade disse...

Minha querida, qualquer cachorrinho de madame conta com atendimento 5 estrelas nos pet shops por aí. A expressão "vida de cachorro" deixou de ser indicativo de miséria para ser de vida mansa, sofisticação, ócio e futilidades.
O grande problema é mesmo a falta de humanidade, tema sobre o qual volta e meia escrevo. Com humanidade, conseguimos vencer as mais ingentes condições de trabalho. Que o digam os médicos sem fronteiras na África, p. ex.

Danielle Redig disse...

Estou chorando...não há como ler o post sem ficar indignada...

Uma vergonha isso que nossos cidadãos passam e o pior, pagam impostos em dia para passar por esse tipo de situação.

Artur Dias disse...

Leiska, para a viabilização do atendimento, fez toda a diferença o fato de você ser uma pessoa culta e conhecedora dos seus direitos. Bem diferente do "sabe-com-quem-está-falando?", do qual muitos de nós reclamamos, mas ao qual aspiram tantos outros. A desumanização que você denuncia existe mesmo, e se enraiza na nossa cultura, às vezes em uma exacerbação fermentada pelo descaso do Estado. A desigualdade, mais do que a pobreza em si, leva a essa mentalidade geral do "se dar bem", "o resto que se dane". O povo pode até reprovar abertamente aqueles que estão em evidência, seja o político corrupto, seja a modelo siliconada, seja o traficante "rico" e violento, mas, em diferentes graus, haverão pessoas avalizando estas condutas, pelo simples fato de elas possuírem algum sucesso pessoal. Talvez esta seja uma visão pessimista demais do nosso povo, mas é o que se pode ler nas entrelinhas do cotidiano brasileiro.

Anônimo disse...

GENTE VAMOS FAZER UM MOVIMENTO?

A PARTIR DE UMA DATA ,QUALQUER DATA
UM GRIPO DE CIDADÃOS ..PASSA A DAR
PLANTÃO NO PSM ...CIVILIZADAMENTE, DANDO ORIENTAÇÕES E "ASSISNTENCIA"
PESSOAL ÁS ÁESSOAS CARENTES ..QUE ALI SE DIRIGEM ...MAS QUE NÃO TEM NOÇÃO DO DESCASO..
ALGO COMO 15 PESSOAS POR DIA ,DURANTE UNS 15 DIAS...NOSSOS AMIGOS DE REDAÇÕES PAUTAM COBERTURA ..SE A GENTE CONSEGUIR UMA EMISSORA SÉRIA
PROVOCAMOS O DEBATE...E AÍ PENSO QUE ALGO MUDA...

A WALEISKA ..LANÇA O MOVIMENTO...
SE VCS TOPAREM EU ENTRO COM 1OO CAMISETAS , RADIO COMUNICADORES,
02 EQUIPES DE UPJ ...E ENCHEMOS
AS TVS DE MATERIAL ...MAS TUDO
SEM REBELDIA...NA " FINA" COMO
FEZ A LEISKA NO PSM

TAI ...CONCIENTIZAÇÃO PROFISSIONAL
NÃO FAZ MAL..ATENDER BEM
FAZ BEM E NÃO DÓI EM NUNGUÉM

A Leiska sabe aonde me achar.Pensem
na possibilidade,,,
VIRAMUNDO.

. disse...

Excelente idéia, Big!!!
Mas será que conseguimos fazer isso em ano de eleição?

big disse...

Oi Leiska...humanamente , na paz como vc procedeu no PSM ,,tudo é possivel.
Estou a postos .Convoque a turma
e vamos começar ,podemos até se vc
preferir..colocar as camisetas na
rua e ver se o movimento tem folego

Abs.