terça-feira, 27 de maio de 2014

Corregedoria Nacional de Justiça deve ser comendada novamente por uma mulher. E uma grande mulher!

A ministra Nancy Andrighi foi eleita hoje (27) pelo  Superior Tribunal de Justiça para ocupar o cargo de Corregedora Nacional de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça. A indicação para o cargo do CNJ compete ao STJ. O atual corregedor, ministro Francisco Falcão, foi eleito presidente do Tribunal e será empossado em setembro.   

É bem verdade que a indicação da ministra ainda depende de aprovação da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, do Plenário da Casa Legislativa e da sanção presidencial, mas é pouco provável que ela não aconteça. Nancy  Andrighi é respeitadíssima pela sua história na magistratura, sobretudo, pela postura rígida e reta. 

Entre seus feitos e decisões históricas, é válido lembrar que, em 2012, a ministra da 3ª Turma do STJ deu parecer a favor do primeiro caso de indenização de um pai por abandono afetivo a uma filha, fixando-lhe a compensação de R$ 200 mil. De acordo com a relatora do caso,  a filha superou as dificuldades sentimentais ocasionadas pelo tratamento como "filha de segunda classe" sem que fossem oferecidas as mesmas condições de desenvolvimento dadas aos filhos do outro casamento do pai.


Nenhum comentário: