domingo, 17 de novembro de 2013

Ser antipetista é bem diferente de ser antidemocrático.

A avaliação da jornalista e militante do PSOL/PA Ghys Cunha, publicada ontem em seu perfil no facebook, das prisões de José Genoíno e José Dirceu é um excelente resumo da grande diferença entre ser antipetista e antidemocrático.

Leia e tire as suas conclusões:


O PT governa o Brasil há dez anos e, mesmo assim, dois de seus maiores dirigentes foram presos. Injustamente. A direita brasileira é muito burra. Violentamente burra. Mas é quem manda. Inclusive no governo petista. Antes que comece o linchamento, explico. A história do poder no Brasil é uma história de corrupção. Fato. Como em toda regra há exceção, vamos encontrar aqui e ali, presidente renunciando, presidente assassinado, uma lei de letra morta, mas tudo na base da negociação pra livrar e manter, sempre, o status quo.

O lance do PT nunca foi dinheiro pra enriquecer pessoas. Não. O monstro criado chamado de mensalão pela mídia asquerosa desse país não passou de uma estratégia corrupta de financiamento de campanhas eleitorais. Inédito no Brasil, hein?! Nunca antes na história desse país... ah, façam-me o favor!

O lance do PT sempre foi disputa de poder com quem tem poder de fato, ainda que perca eleição após eleição. O nó, a meu modesto ver, está bem aí: o PT disputa poder com o PSDB, mas dá as mãos, o estômago e o coração pra todo o resto do lixo, sob o pretexto da tal governabilidade. Há dez anos vem caminhando, em seu governo de coalização, cada vez mais para a direita. E a direita, essa direita que manda, usa o fígado do Supremo pra dizer: vocês não sabem brincar, não desçam pro play! A direita diz, através da sua imprensa: vocês não fazem parte da nossa ciranda. Vocês deixaram rastros... A direita faz deixando rastros, há mais de 500 anos, nesse país. Tanto faz...

A direita manda tanto que deixa dar bolsa-família, cotas e todas as ótimas políticas de inclusão no mercado consumidor (mais gente consumindo, dependente do mesmo modelo de produção e distribuição dos bens, mais gente se endividando...) Mas, no central, petistas não metem a mão: agronegócio, mineração, energia, bancos, empreiteiras, comunicação é terreno de quem manda.

Por isso que acho de uma ingenuidade sem fim a esquerda comemorar as prisões de Genoíno e Zé Dirceu. Não voto no PT, mas minhas críticas ao PT não são e nunca foram sobre corrupção. São acerca do modelo que o PT, mesmo tendo uma réstia de poder, assegura aos que mandam. Por conta disso, sangra a Amazônia, seus rios, sua gente, os ribeirinhos, indígenas, a agricultura familiar, todos nós... por conta disso, continua morrendo de sede o Nordeste, por conta disso, o que foi um sindicalismo de lutas, hoje é o neopeleguismo de dar inveja aos pelegos históricos.

Acho que a maior lição desse triste episódio quem pode aprender é o próprio PT... de minha parte, nada a comemorar, só a lamentar enquanto Jader Barbalho, José Sarney, Renan Calheiros, Fernando Collor, Paulo Maluf, os tucanos históricos, os grandes banqueiros, empreiteiros, os assassinos latifundiários, os empresários das comunicações e tantos outros verdadeiros corruptos protegidos pelo dinheiro, não estiverem presos e, de fato, sem poder no Brasil "país de todos". Então, tá...

Nenhum comentário: