quinta-feira, 4 de julho de 2013

Jornalistas e comerciários colocam Belém em condição de vanguarda

E não é que Belém está se mostrando vanguardista nos últimos tempos...?!

No último domingo (30), mais de 100 jornalistas foram pra rua em Belém com o propósito diferente do habitual. Dessa vez, eles eram a pauta.
O ato foi mobilizado pelo grupo do facebook Jornalistas-Belém e teve o apoio do Sindicato dos Jornalistas do Pará. Tinha gente nova e veterana. Gente de assessoria de imprensa e redação de impresso, tv, web e rádio. Todo mundo com o mesmo propósito: dizer basta pra precarização das condições de trabalho, pra os baixos salários, pra falta de reconhecimento aos riscos diários que corremos nas ruas, pras contratações cada vez mais aviltantes e mais um monte de problemas que infelizmente enfrentamos diariamente.
Uma classe sempre tão desunida, no Pará, deu um belo exemplo de que mobilização.



E durante esta semana, a lição vem dos comerciários. Primeiro foram os trabalhadores do supermercado Líder, depois, da rede Yamada e agora, do Nazaré. Corajosamente, eles pararam as três maiores redes da cidade.
E pra quem não conhece Belém, informo: esses grupos são tão fortes que nunca permitiram a entrada de grandes redes nacionais e até multinacionais, como Pão de Açucar (até tinha, mas quebrou lá), Extra e Wal Mart.
Belém inteira sabe o quanto esses trabalhadores são explorados e mal remunerados. Nos protestos, eles expuseram que não têm recebido nem mesmo as horas extras devidas e muitos nunca tiveram direito à vale-alimentação.

É, Belém, muito orgulho de ver minha cidade tendo coragem de falar, botar pra foras suas angústias e cobrar seus direitos. Vamos crescer, minha gente!






Nenhum comentário: