Particulamente acho a blogueira cubana Yoani Sánchez uma chata, vendida e demagoga.
Até tentei segui-la nas redes sociais, mas não aguentei.
Porém, nada disso me faz querer amordaçá-la. Caso contrário, gostaria que acontecesse o mesmo com Diogo Mainardi, Reinaldo Azevedo, Eliana Catanhede, Lúcia Hipólito e outros tantos chatos que escrevem por aí.
É capaz que alguém a esta hora queira me calar, por sinal! Devo ser chata aos olhos de alguns também, né?!
Então, eu acho inadmissível que pessoas que se orgulham de defender a democracia e o direito à liberdade de expressão gastem energia na tentativa de denegrir Sanchez. Deixa a bicha falar! Ela não pensa como eu e você, mas ela tem o direito disso! Ainda que seja uma opinião vendida.
Um dos primeiros pensadores que aprendi a admirar na vida foi o francês Voltaire, cujas ideias e obras tive o primeiro acesso ainda na sétima ou oitava série, quando estudei o Iluminismo. Lembro do quão impactante foi pra mim a frase "Posso não concordar com nada do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las".
Na época eu só conseguia compreender a força daquele pensamento na minha relação com a mamãe e já achava completamente revolucionário. Conforme minhas relações sociais foram se ampliando, fui percebendo a dimensão desse persamento e, a cada dia, tenho mais convicção da necessidade de o defendermos, caso realmente queiramos viver numa democracia plena.
Não te parece óbvio?
4 comentários:
Concordo com você. Se alguém pró-capitalismo impedisse uma manifestação da UJS seria imediatamente tachado de imperialista e fascista. Acho as duas ideias mais perigosas do mundo: "nós estamos certos, eles estão errados" e "tudo é permitido em nome do bem maior".
Mas sobre a Yoani Sánchez, recorrerei a Frei Betto, com uma tirada genial: "Yoani Sánchez tem todo o direito de criticar Cuba e o governo do seu país. Mas só os ingênuos acreditam que se trata de uma simples blogueira".
Excelente observação do Frei Beto!
Assino embaixo!
Muito bom seu blog, frequento porque gosto dos textos, são bens escritos.
Obrigada, querida!
Que honra receber um elogio teu.
beijos!
Postar um comentário