segunda-feira, 13 de julho de 2015

O que te faz ter medo da morte?

As pessoas, comumente, têm medo da morte. E tu, tens?
O que te faz ter medo dela? Já paraste pra pensar porque tens medo de morrer?

Em 2008, perdi subitamente uma das mais importantes e queridas amigas que já tive. Um fulminante ataque cardíaco a levou aos 28 anos de idade. Ela deixou pra todos nós o legado da amizade leal, fiel, a alegria constante e a disposição em ajudar as pessoas. Ana Amélia será sempre lembrada por tudo isso. E quando penso nela, eu reflito sobre a razão ou não de ter esse medo.

No último sábado, a partida de um jovem jornalista paraense, com uma complicação hepática, veio martelar de novo essa questão na minha cabeça: por que eu teria medo de desencarnar?

E a resposta que me vem imediatamente é só uma: separar as minhas filhas.

Choro só de imaginar que a cumplicidade delas pode acabar, que elas sofreriam demais pela distância.  Elas têm país completamente diferentes, e se eles não se entenderem?

Dalila é forte, cheia de personalidade, mas não abre mão do denguinhos da caçula.
Tarsila é altamente apegada à irmã e chora de saudade sempre que fica longe da mais velha. A Dalila chega a reclamar muitas vezes "Ela parece que quer entrar em mim".

Vê-las unidas, juntinhas, protegendo-se uma a outra, é o maior presente que Deus me reservou nesta vida. Minha partida da morada terrestre me angustia demais sobretudo por isso.

De resto, não temo muita coisa.

Acho que aproveitei muito das chances que tive de ser feliz. Amei e amo muito, sorri demais, fiz pessoas felizes. .

Apesar disso, acho que do outro lado eu lamentaria bastante o fato de nunca ter me reconciliado com uma das pessoas mais importantes da minha vida, a quem tenho certeza que devo demais de outras encarnações. Gostaria muito de ter chance de ainda nesta vida ficar bem com ele. E o "bem" não é falar e ser educado. É sentir que ele não tem qualquer ressentimento, da mesma forma que não tenho.

Lamentaria também o fato de nunca ter tido disciplina suficiente pra colocar em prática meu projeto de evangelizar em presídios e ajudar garotos infratores.

De resto, não tenho apego à esta carne.

Por sinal, registro aqui que quero a doação geral de tudo que for possível. Inclusive, de meus poucos bens materiais. Ajudem o máximo de gente possível.

Ah, e não apaguem meus perfis nas redes socais. É... A eles confesso que sou bem apegada.

E, por último, sigo acreditando no mesmo mundo diferente de quando eu tinha 12 anos. Minhas esperanças nunca envelheceram e é esse o legado que gostaria de deixar: ser lembrada por não ter medo de fazer diferente; inspirar pessoas a não temer as mudanças e as possibilidades de fazer o outro sorrir.

E tu, do que gostarias?


Um comentário:

allmylife disse...

Mas moça, de vez em quando, navegando por este mundo blogspot encontro por acaso coisas excelentes e teu blog já está na lista...
Sempre me questiono bastante sobre o medo da morte, eu ainda não tenho filhos, mas tenho o medo gigante de ir antes da minha mãe, e também de deixar minha irmã desamparada, somos só nós três. Identifiquei-me muito com essa descrição das tuas filhas, e a relação fraternal que existe entre elas, sou assim com minha irmã, sou a mais velha, não gosto nem de pensar no fato, mas se acaso minha mãe se fosse, eu não me imagino fazendo outra coisa, com certeza, minha irmã iria morar comigo, ou eu morar com ela, caso meu companheiro não aceitasse isso... mas me afastar dela jamais, jamais.
Bjs e fica com Deus =)