segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O tal "roubo dos royalties"

Acho um absurdo essa campanha contra o "roubo dos royalties" do petróleo que o Rio de Janeiro faz. Só aumenta as desigualdades entre os estados ricos do sudeste contra os estados pobres do norte e nordeste. A federação pode e deve servir de exemplo para a distribuição de renda.

Enquanto o Rio de Janeiro tenta defender seu ouro negro extraído a quilômetros da sua costa, quase em águas internacionais, o Pará é pilhado pela mineiração para abastecer mercados do sul e sudeste. A usina de Belo Monte, de impactos ambientais e sociais extremamente danosos, tem o objetivo de fornecer energia aos estados industriais do Brasil.

O sul maravilha só olha para o seu umbigo, tem um rei na barriga e caga e anda para o resto do país.
 
Rodrigo Viellas. Jornalista carioca.

4 comentários:

Anônimo disse...

E tem muito babaca (paraense, principalmente) que adooooora ir pro Rio e pra São Paulo, passam por bestas e ainda voltam contando vantagens.

www.soldocarajas.blogspot.com disse...

Roubo dos Royalties ocorre mesmo é em Parauapebas! Lá, teremos uma exata noção do que LULA quis evitar ao propor a vinculação dos recursos dos royalties do petróleo.

Infelizmente, o roubo do royalties em Parauapebas tem como protagonista o prefeito "companheiro" DARCI LERMEN-PT.

Parauapebas tem até uma OSCIP que fica com mais de 50% dos recursos da saúde.

Darci é o único prefeito petista que conviveu 6 anos com LULA na presidência e LULA nunca o recebeu!

Parauapebas é literalmente um caso de roubo dos royalties!

No mais, concordo que os royalties do petróleo sejam distribuídos de forma que beneficie todo o país. Mas na hora que for a vez dos royalties minerais, que defendamos a mesma lógica, nós do Pará e outros lá de Minas!

Anônimo disse...

A usina de Belo Monte para imposto na fonte (Pará) Petrobras paga no destino(SP onde estão as refinarias), por isto existe royalties, para compensar a perda do ICMS, que foi roubado desde 1989.O problema do Brasil não é o sudeste, o problema é SP. Se a atividade petrolifera pagasse os impostos na fonte, como TODOS OS OUTROS PRODUTOS no país, não precisaria existir royalties.

Kaiody disse...

O babaca que se diz carioca deveria ler o anônimo de 8/11,15:05