segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Ananindeua, onde TUDO pode!!

Passei o 05/10 em Ananindeua, segundo maior colégio eleitoral do Pará.
Acompanhei o processo por lá para ajudar na campanha do meu cunhado. Cada minuto que eu passava lá, meu castelo ruía mais.

Lá, a eleição acontece em desacordo a tudo aquilo que tu viste nos últimos meses nas propagandas da Justiça Eleitoral. Confira:

- Em Ananindeua pode distribuir brindes, sim. No dia da eleição, principalmente! Ontem a cidade estava totalmente forrada de gente com camisa verde, com o nome do partido. A maior concentração era na porta das escolas onde havia votação. Te dou R$ 1,00 se você me disser o nome disso!

- Em Ananindeua candidatos a vereador podem pedir votos dentro das escolas. Eu disse DENTRO das escolas..

- Em Ananindeua você também pode chegar e puxar aquela prosa bacana com o presidente da secção eleitoral. É! Onde eu fui justificar meu voto, por exemplo (ainda está em SP), enquanto eu preenchia os dados, um rapaz entrou na sala e estava num ótimo papo lá com os mesários e presidente da secção. O assunto: a polícia levou as muambas dele embora lá da feira do Maguari. Ele estava indignado. E os mesários também, é claro! Eu? Nãaaao... imagina.... eu estava achando suuuuper legal ficar vendo aquele absurdo!

- Em Ananindeua tinha mesário ainda mais legal. Além dos que ouviam seus problemas, tinham aqueles que compreendiam a necessidade de buscar votos e permitiam que santinhos fossem deixados dentro das salas de votação.

Mas se tu achas que tudo que eu descrevi até agora é absurdo, prepare-se!

Por volta das 16h, carros de candidatos começaram a passar recolhendo nada menos que os comprovantes de votação dos “fiscais”. É isso mesmo! Imaginas tu teres que entregar o teu comprovante de votação, que é um documento (!) pra um sujeito que nem conheces, para garantir os teus 20 ou 30 “real”. Se o papo de pegar o número do título não cola mais e a população já não se intimida e não se sente mais obrigada a votar em quem pagou pelo seu voto, a onda agora é dizer “vamos passar e recolher o comprovante de votação”, para ver se assim, os candidatos conseguem intimidar e garantir que o voto que cabresto se mantenha.
O crime evolui! E não é só nas favelas cariocas...

3 comentários:

Helaine Martins disse...

Putz!! Que feioo!!!
queria que parecesse inacreditavel, mas não dá...
E a imprensa, heim? Onde estava?

Anônimo disse...

E quem está estudando pra fazer 3 PROVAS IMPORTANTES, que se foda...

Odeio Ananindeua, Odeio a Cidade Nova, Odeio o Helder e o Pioneiro!!

Cadê a a proibição de tudo isso, minha gente!!!??

Ass: Paulinha, vulgo Joanna.

. disse...

Imprensa, Helaine????
Esqueceste que parqte da imprensa do Pará acha a Ananindeua de hoje uma maravilha???

A outra parte, sei lá, esqueceu de ir lá dar grandes furos. E olha que conseguiriam muitos.