terça-feira, 31 de maio de 2011

Há 8 anos...

.
... ela faz de mim a mãe mais feliz do mundo!


Me acompanhando em qualquer momento (foto feita durante o Fórum Social Mundial)...


... fazendo gracinhas...


... curtindo comigo cada acontecimento importante da minha vida...




... ou simplesmente me fitando com esse olharzinho meigo.


Minha Super parceira. Minha Super Dalila.

.

sábado, 28 de maio de 2011

E tenho dito!

.
Quem está acostumado com filé nunca vai se contentar com carne de segunda, mesmo que cheia de amaciante.
.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Comissão da Câmara Federal realiza seminário sobre reforma tributária em Belém

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realiza amanhã (27/05), em Belém, um seminário para discutir as novas propostas de reforma tributária do governo federal e os interesses do Pará numa eventual reforma do sistema de tributação brasileiro. O evento vai acontecer no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), das 9h às 18h, e será aberto ao público.

O debate já vem sendo feito na Comissão, em Brasília. Na semana passada, o seminário realizado pela CFT na capital federal apontou para "a necessidade de uma reforma que simplifique nosso intricado mecanismo de cobrança de impostos, reafirme elementos de progressividade (onde os mais ricos contribuam proporcionalmente mais que os pobres) e estimule a competitividade da empresa nacional", segundo relato do presidente da Comissão, deputado federal Cláudio Puty (PT-PA), em artigo publicado no jornal O Liberal no último domingo.

 

Veja a programação:


Seminário Sobre Reforma Tributária
Câmara Federal
Comissão de Finanças e Tributação

Dia 27 de maio (sexta-feira)

Mesa I – Abertura
Horário: 9h
Exmo. Sr. Simão Jatene - Governador do Estado do Pará
Claudio Puty - Deputado Federal, Presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados
Manoel Pioneiro – Deputado Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará
Conselheiro Cipriano Sabino de Oliveira Junior – Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA)
José Conrado Azevedo Santos – Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará

Mesa II - Tributação e Micro e Pequena Empresa
Horário: 10h
Coordenação: Deputado Federal Claudio Puty – Presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados
Luiz Eduardo P. Barretto Filho – Diretor-Presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
Pepe Vargas (PT-RS) – Deputado Federal, Presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa
Sebastião Reginaldo de Castro Ferreira – Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (FACIAPA)
Sérgio Bittar – Presidente da Associação Comercial do Pará (ACP)

Mesa III – Tributação: Investimento, Competitividade e Equidade
Hora: 14:30h
Presidindo a Sessão: Deputado Federal José Priante – Membro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados
Alessandro Teixeira – Secretário Executivo do MDIC
José Conrado Azevedo Santos – Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA)
Pedro Delarue Tolentino Filho – Presidente do Sindicato Nacional dos Auditores - Fiscais da Receita Federal do Brasil (Brasília)
Roberto de Sena Bentes – Supervisor Técnico do Escritório Regional do DIEESE-Pará

Intervalo (16h15 – 16h30)

Mesa IV - Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço – ICMS
Horário: 16:30
Presidindo a Sessão: Deputado Federal Lira Maia - Membro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados
João Dado – Deputado Federal (PDT-SP), Coordenador da Frente Parlamentar por Um Sistema Tributário Nacional Justo
Carlos Martins Marques de Santana – Coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e Secretario da Fazenda do Estado da Bahia
José Barroso Tostes Neto - Secretário de Estado de Fazenda (SEFA)

Prof. José Raimundo Barreto Trindade – Universidade Federal do Pará (UFPA)

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Nova Ipixuna do Pará?

Que a imprensa nacional faça confusão a gente até entende - embora também não seja aceitável. Mas que a imprensa local não saiba o nome exato do município onde foram assassinados os dois ambientalistas é, no mínimo, de constranger.

Ipixuna do Pará  é uma cidade e Nova Ipixuna é outra. Mas já criaram na mídia local até a cidade de Nova Ipuxuna do Párá! Hoje mesmo vi isso.

Ontem, o apresentador do Bom Dia Pará noticiava o crime referindo-se ao município de Ipixuna do Pará e no mapa do Pará ilustrado na tela aparecia a cidade de Nova Ipixuna.

Alô, colegas! Na dúvida, é só dá uma olhadinha no mapa do Pará ou até pesquisar no google.

Paes Loureiro agora também é romancista



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Abuso de poder em Moju

Nos últimos meses tenho tido tempo de assistir aos telejornais locais com mais assiduidade. Confesso que não sei se isso é bom ou ruim, o fato é que tenho podido acompanhar mais o que acontece na minha terra.
Hoje fiquei estarrecida com o que vi no Barra Pesada, da RBA - no Pará, afiliada da Band.
Uma reportagem mostrava uma ação das polícias Civil e Militar no município de Moju. Segundo a matéria, havia um pedido incessante da população local para a contenção da violência na cidade.
Mas o que eu vi na TV foi um total surto de poder de quem comandava a operaçãopor parte da Polícia Civil.
A equipe chegou a um bar, revistou todo mundo e em seguida ordenou que o mesmo fosse fechado. O policial (Ou delegado. Eu não sei ao certo) encheu o peito para falar diante da câmera: "O bar agora está fechado. Acabou tudo. Quero todo mundo nas suas casas. Já são 11 horas e não é hora de estar na rua. Se eu pegar algum de vocês na rua eu levo pra Delegacia".

Peralaaaaaá! Qual foi a parte do filme que eu perdi? Desde quando a polícia tem o poder de dizer que horas um cidadão deve ou não estar em casa? Prenderia as pessoas sob qual alegação? E o bar foi fechado sob qual justificativa? A matéria não mostrou.

Ao final na reportagem, o apresentador do programa, Joquim Campos, ainda elogia a postura do policial e diz que "tem que acabar com essa vagabundagem mesmo".

Eu estou vendo coisas ou realmente isso terrível?

Contra a maconha sim. Contra a liberdade de expressão jamais!

Sou contra a legalização da maconha. Mas não posso ser contra a livre manifestação de quem defende o consumo da erva.
O que aconteceu no sábado em São Paulo é inaceitável e não pode ficar impune.
A cobertura do jornal de maior audiência do país, o Jornal Nacional, tratou a opressão da polícia militar contra os ativistas como um ato de violência qualquer. Não! Não foi! Aquilo foi um atentando claro contra o direito constitucional de liberdade de expressão.

A socieadade não pode aceitar isso!

Abaixo, matéria do portal Comunique-se sobre a violência sofrida também pelos jornalistas que cobriam o ato em defesa da liberação da maconha.


Jornalistas são agredidas na Marcha da Maconha em São Paulo

Os repórteres Felix Lima (Folha.com), Ricardo Galhardo (iG), Márcia Abos (O Globo) e Fabio Pagotto e Vinícius Pereira (Diário de S. Paulo) foram agredidos por policiais militares durante a cobertura da Marcha da Maconha, no último sábado (21/5), em São Paulo. A PM jogou spray de pimenta no rosto do jornalista da Folha e danificou seu aparelho fotográfico, enquanto registrava a cena de outra agressão. O repórter estava com o crachá de imprensa, mas mesmo assim não foi poupado.

Pagotto teve o pé machucado, ao ser atropelado por uma moto da corporação. Como desculpa, a polícia disse que o veículo estava sem freio.“Já tinha tomado spray na cara, soco e depois fui atropelado. Foi proposital, eu tenho fotos, testemunhas”, afirmou o repórter fotográfico, que ainda sente dores. “Estou aqui com a perna esticada. Antes tinha desinchado, mas ainda está doendo, vou ter que ir ao médico para ver o que aconteceu", completou.

Seu colega de jornal, o fotógrafo Vinícius Pereira também foi agredido. "Levei de tudo, desde spray de pimenta à porrada com cacetete", contou.

Ricardo Galhardo, do iG, foi atingido por estilhaços de uma bomba de efeito moral.“Foi um descaso com a imprensa. Mandei um e-mail perguntando o motivo dessa violência e se eles andavam com moto sem freio, mas eles não responderam”, afirmou. O repórter ainda disse que outras perguntas, como o motivo da detenção de um dos manifestantes, também não foram respondidas. O jornalista estranhou o fato de os manifestantes terem sido perseguidos, já que a marcha havia sido negociada com a PM, apenas com algumas restrições.

Márcia Abos, de O Globo, leva, da cobertura da marcha, uma marca roxa no braço, depois que foi atingida pelo escudo de um policial. "Eles foram muito truculentos. Partiam para quem estava na frente. Em todo o momento eu estava com o crachá do Globo e muitos outros jornalistas também estavam identificados", afirmou.

Todos os repórteres registravam a ação da PM, que perseguiu os manifestantes, cerca de 700 pessoas, por 3 km, com balas de borracha e bombas de efeito moral.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que o caso está sendo apurado.


Assista ao vídeo das agressões.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aprendendo a ser mãe

Passei 22 anos da minha vida vivendo só pra mim. Depois, aprendi a viver pra mim e pra Dalila. Foram quase 8 anos assim. Tudo girava em torno dela. Mas aí, Deus achou que era pouco e me deu mais uma. Há um mês vivo para mim, Dalila e Tarsila.
Ainda tenho muito para aprender. Principalmente sobre como lidar com os ciúmes da filha mais velha. Dalila está muito feliz, mas muito sensível. Faz de tudo para chamar atenção toda hora, quer suporte em tudo que faz e, às vezes, eu me atrapalho muito por ter que estar 100% com a Tarsila.
Quando não é "cobrando" é querendo participar em demasia. Dalila adora ajudar a cuidar da irmã, mas, em muitos momentos, mais atrapalha. Quer beijar e pegar na bebê toda hora e deixa a garota estressada. Repreendê-la é algo que exige cuidado. "Eu não posso nem ficar perto da minha irmã!" é o que ela sempre reclama.

Ser mãe é muito difícil e o fato de morar só com elas torna as coisas ainda mais complicadas.
Um mês se passou e eu estou esgotada, cansada, insone.
Feliz! Sim, muito feliz com o presentinho que ganhei, mas muito, muito cansada! E o cansaço fisíco começa abalar o estado emocional.
Esse negócio de se aventurar a ser mãe sem marido exige mais do que eu imaginava...
Sinceramente, não recomendo isso pra ninguém!

Sobre eleitos e eleitores

Eu estava há tempos querendo escrever algo sobre isso, mas o advogado e blogueiro Yúdice Andrade falou tudo no Flanar.

E o que você esperava?

terça-feira, 17 de maio de 2011

Pelo direito à homofobia?

O radialista Jeferson Lima, da Rauland FM, estava hoje anunciando que fará uma entrevista exclusiva com o asqueroso deputado federal do RJ Jair Bolsonaro. O tema: homofobia

Jeferson Lima dizia na rádia hoje de manhã que Bolsonaro vai falar sobre a cartilha distribuída pelo Governo Federal nas escolas, que "tendencia" crianças ao homossexualismo.

Dar espaço para um cretino como o Bolsonaro divulgar suas idéias fascistas me parece coisa de quem concorda com o que ele pensa.

E não acho que seja o caso de ouvir os dois lados, dar espaço a pensamentos plurais. Gente como Bolsonaro não merece qualquer tipo de confiança.

Viva a vida!

E dai que tem dias que a gente se olha no espelho e pensa "Como eu sou foda!".
Hoje acordei assim. Cheia de confiança, certezas e amor para dar.
Tenho que confessar que ter emagrecido 10kg em menos de um mês após o parto colabora um pouco para toda essa autoconfiança.
Mas não é só.
Putz, eu tenho muitas razões pra ser feliz!

domingo, 15 de maio de 2011

Saudade...

Hoje é domingo. E como quase todos os outros, é chato, triste.
Acabo de passar por mais uma sessão de apreciação de fotos alheias no facebook e, depois, de minhas fotos antigas no computador.
Tudo que me falta fica ainda mais latente...

sábado, 14 de maio de 2011

A musa da mamata

Por Leandro Fortes
12 de maio de 2011

Por 16 anos, entre 1995 e 2011, Mônica Alexandra da Costa Pinto arrancou suspiros pelos corredores da Assembleia Legislativa do Pará. Alta, morena, de longos cabelos lisos e corpo sempre em forma, tinha 28 anos quando foi contratada para cuidar da emissão dos contracheques dos servidores. Mas em fevereiro deste ano, a funcionária, hoje com 44 anos, revelou-se outro tipo de musa. Abandonada pelos antigos chefes e por um namorado parlamentar decidiu ir ao Ministério Público revelar detalhes de um dos maiores esquemas de corrupção registrados recentemente no País. Um esquema criminoso que, entre 2003 e 2010, pode ter desviado mais de 80 milhões de reais do Legislativo paraense.

De Monica Lewinsky, que mantinha uma relação com a pélvis do ex-presidente Bill Clinton, dos Estados Unidos, a Mônica Veloso, ex-amante do senador Renan Calheiros, não foram poucos os exemplos de mulheres abandonadas que foram à forra contra seus antigos protetores. Poucas possuíam, no entanto, um arquivo de informações tão formidáveis como a dessa nova Mônica, que atualmente monopoliza as atenções da Justiça, da imprensa e da polícia do Pará. Por sete anos, ela foi a principal operadora de um esquema de fraudes da folha de pagamento da Assembleia. Os desvios são estimados em 1 milhão de reais por mês e, segundo ela, beneficiavam ao menos dois ex-presidentes da casa: o ex-deputado Domingos Juvenil, do PMDB, e o atual- senador Mário Couto, do PSDB.

Couto, um dos mais importantes aliados do atual governador do Pará, Simão Jatene, foi presidente da Assembleia Legislativa entre 2003 e 2007, justamente quando se estabeleceu a quadrilha especializada em alterar contracheques, fazer compras superfaturadas, fraudar licitações e assombrar o Legislativo paraense com funcionários fantasmas e servidores “laranjas”. Foi sucedido por Juvenil, que tornou o esquema ainda mais agressivo, mas perdeu o controle da situação e cometeu o grave erro de tentar substituir Mônica Pinto por um afilhado, no início do ano passado.


A matéria completa está na Edição 646 de CartaCapital.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Senac Pará oferta pós-graduação a distância

O Senac-Pará abriu inscrições para dois cursos de Pós-graduação a Distância, os primeiros oferecidos pela instituição no Estado. Os cursos são de Educação a Distância (EaD) e Educação Ambiental e terão início no próximo dia 11 de julho. As duas áreas foram escolhidas para começar o programa de pós-graduação do Senac-Pará pela alta demanda por estes profissionais na região, de acordo com estudo nacional da instituição. Os cursos fazem parte de uma rede nacional da instituição, e as aulas se darão em uma plataforma chamada “Ambiente Virtual de Aprendizagem” (AVA).

O Senac montou uma infraestrutura com uma sala multimeios para atender aos alunos, que também vão contar com um técnico para fazer o acompanhamento local e auxiliar em possíveis dificuldades para utilizar a ferramenta. Além das aulas a distância, os cursos terão três momentos presenciais: a aula inaugural, os testes e apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

A EaD pode requerer até mais autodisciplina do aluno do que os cursos presenciais. Na inscrição para todos os cursos a distância oferecidos pelo Senac sempre é informado que ele deve dispor de no mínimo duas horas por dia para estudar e fazer as atividades no AVA. A relação professor-aluno também tende a ser mais individualizada, visto que a participação do aluno é um dos critérios de avaliação.

Os cursos terão duração de 13 meses, com início no próximo dia 11/07. São trinta vagas para cada curso, e as inscrições estarão abertas até a data de início das aulas. Para mais informações ligue: 0800-701-4492.

Texto: Seção de Comunicação e Marketing / Senac-PA

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O mundo é um moinho*

Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
...
Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés

==========================
*Cartola

Super Dalila

Ela é assunto recorrente neste blog.
Sempre sucesso de comentários e leitura, as postagens que dedico à Dalila fizeram parte de uma matéria especial do jornal Diário do Pará, de domingo passado, que falava sobre a relação entre maternidade e internet.

Aqui um link para a leitura de algumas dessas postagens dedicadas à Super Dalila.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Santa ignorância [2]

Do jornalista Marco Antônio Araújo, do blog O Provocador:

@OProvocador A inteligência é uma maldição que nos impede de ignorar o sofrimento. A ignorância, uma benção que nos obriga a explicar a felicidade.


https://twitter.com/OProvocador
 
======
 
Eu sempre defendi essa teoria.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fortes, porém frágeis

A maternidade nos faz sentir além do bem e do mal. Se conseguimos fazer pessoinhas tão perfeitas e incríveis, como não conseguir fazer qualquer outra coisa?

Mas é paradoxo que justo a nossa maior fortaleza nos deixe tão fragilizadas. A emoção passa a nos guiar e a necessidade de carinho e afeto ganha proporções inimagináveis.

É...

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Osamar ou bolsonarizar

Pelo jornalista Leandro Mazzini, do Jornal do Brasil:


@leandromazzini Querem osamar o código florestal? Não, apenas ficou bolsonarizado. Osamar é matar, bolsonarizar é polemizar.

 
https://twitter.com/leandromazzini

terça-feira, 3 de maio de 2011

Bahia cria seu Conselho Estadual de Comunicação. Não deu certo no Pará.

Texto do professor Fábio Castro, publicado no blog Hupomnemata


A Assembléia Legislativa da Bahia aprovou, na noite de quarta-feira (27/4) passada, o projeto de lei do Executivo (PL 19.100/2011) que cria o Conselho Estadual de Comunicação Social da Bahia (CECS-BA). É o primeiro conselho estadual a entrar em funcionamento no país. O fato é uma conquista dos movimentos pela democratização da comunicação e um marco pioneiro e histórico para a regulação do setor no nosso país.

Quando fui secretário de comunicação tentamos criar o nosso Conselho. Teria sido o primeiro do Brasil. A própria bancada aliada, bem como o núcleo político do governo, afirmaram que o projeto não teria passagem pela Alepa. E não teria mesmo. Também recebi mensagens, algumas desairosas e ameaçadoras, a respeito, de algumas das grandes empresas, receosas da criação do Conselho. Não havia, mesmo, condições políticas para isso.

Basta lembrar que o próprio projeto de criação da Secretaria de Comunicação passou seis meses em discussão na Alepa - enquanto as demais secretarias criadas no governo Ana Júlia foram aprovadas em menos de 20 dias. Certamente nunca subi e desci, tanto, as escadas da Alepa como naqueles seis meses. Rodadas e rodas de conversas com os deputados e com os técnicos. Mil vezes explicando porque era necessário criar uma Secretaria de Comunicação no Pará, porque era preciso ter, dentro dela, uma Diretoria de Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa e porque era preciso dotar, essa secretaria, de uma rubrica para o desenvolvimento de ações de democratização do acesso à comunicação e à informação. Uma rubrica que foi criada, mas somente com 1/7 dos recursos planejados...

A criação do Conselho Estadual de Comunicação da Bahia recoloca o debate.

Na semana passada, num debate sobre comunicação promovido na livraria Saraiva, em Belém, alguém me perguntou para que serve um Conselho de Comunicação e se eu não achava que, atualmente, a própria sociedade conseguia controlar a sua mídia, tornando dispensável um Conselho desse tipo.

Minha resposta foi a seguinte: Há muito mito em torno do que fará um Conselho de Comunicação. A grande imprensa insiste em dizer que sua função é censurá-la, mas isso não é verdade. Ele serve para defender a sociedade dos excessos cometidos pela mídia, sempre em parceria com outros Conselhos, federais ou estaduais, conforme a esfera, e numa ação propositiva, que alerta a sociedade e promove o debate público sobre o assunto.

Como funciona um Conselho? Assim: ele formula e o acompanha a política de Comunicação Social do estado ou do país; recebe e encaminha denúncias sobre abusos e violações de direitos humanos nos veículos de comunicação; fortalece e estimula a comunicação comunitária; acompanha a distribuição das verbas publicitárias para que sejam obedecidos critérios técnicos de audiência e a garantia da diversidade e da pluralidade.

No caso de um Conselho Federal de Comunicação, minha opinião é de que deve passar por ele, e não pelo Ministério das Comunicações - antes da apreciação pelo Congresso - do percurso de aferição de renovações e outorgas de concessões de radiodifusão. Penso que um Conselho deve ter funções consultivas, mas também deliberativas.

Em relação à questão sobre a necessidade do Conselho, o que penso é o seguinte: Não, a sociedade não consegue controlar sua mídia porque há dinâmicas e interesses de mercado e políticos que não permitem que nenhuma sociedade contemporânea, sem apoio de uma estrutura consultiva que promova o encontro dos diversos interesses do campo da comunicação (Estado, empresas e sociedade civil). A tese funcionalista de que a sociedade elabora, organicamente, suas defesa contra os excessos da mídia já foi superada há várias décadas. Um Conselho de Comunicação agrega todo o campo e debate, coletivamente, as questões colocadas. No Conselho da Bahia, por exemplo, haverá 27 membros, com participação do estado, de todos os setores empresariais da radiodifusão, do jornalismo impresso, da publicidade, da internet e das telecomunicações e da sociedade civil. Juntos, eles vão tornar evidente, por meio de um debate público, as diversas questões referentes à comunicação no estado.

A criação dos conselhos estaduais de comunicação foi uma das principais resoluções da 1ª Conferencia Nacional de Comunicação realizada em Brasília, em dezembro de 2009.

O Ceará tentou criar o seu em outubro do ano passado, mas uma ofensiva dos proprietários dos grandes veículos de comunicação estado frustrou o movimento. O governo Tasso Genro, no Rio Grande do Sul, tem um projeto avançado para a criação do Conselho naquele estado. Também no Distrito Federal há um movimento forte nesse sentido. Por lá se criou, em fevereiro deste ano, o Movimento Pró-Conselho de Comunicação Social do Distrito Federal (MPC).

Na Bahia, o conselho terá 27 membros, representando o poder público, empresas do setor e entidades do movimento social organizado. Vida longa à comunicação democrática da Bahia. O Conselho é uma grande conquista e deve servir de exemplo aos demais estados.

Apagando a história

.
Não consigo parar de achar que a morte do Bin Laden foi a maior queima de aquivo da história.
.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Eis Tarsila

Hoje ela completa 13 dias. É um pacotinho lindo, branquinho, peludinho, com traços finos. Há quem diga que parece com o pai.
Não nasceu com cara de joelho. Veio ao mundo com a beleza que só as princesas têm.
Minha Princesa!
É cheia de personalidade. Se comparar, Dalila era um anjo.
Estou completamente apaixonada e devotada. Vivendo para ela.
Confesso que está sendo um desafio lidar com os ciúmes da Dalila, que mesmo muito feliz, reage como quem passa a dividir o reinado absoluto de uma vida inteira.

Na primeira foto, Tarsila com 5 dias. A batinha que ela veste foi usada por mim 30 anos atrás. Mamãe guarda com muito cuidado junto com outras 24 raridades da moda baby.

Nas demais fotos, a emoção da Dalila ao receber a irmã no quarto da maternidade. Um estado de hipnose típico de quem vê uma joia.







domingo, 1 de maio de 2011

Permanecer no erro é burrice (ou canalhice?)

Sou defensora do perdão. Penso que todo mundo tem direito a uma segunda chance seja qual for o erro cometido na vida.
Como tenho vocação pra santa (sem risos, por favor), acho até que um segundo perdão é merecido, dependendo do erro cometido - é claro! - e da vontade de acertar do meliante.

Mas há quem não colabore nem mesmo com os santos, como eu. Nem mesmo Madre Teresa de Calcutá conseguiria perdoar certos deslizes.

O que fazer por essas almas, então? Torcer. Torcer e rezar para que um dia uma luz brilhe em suas vidas, permitindo que aprendam com os repetidos erros.

Quanto ao meu perdão, impossível tê-lo novamente!

É isso!